Terminouu nesta sexta feira na praia da Vila, em Imbituba, a quarta etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009, válida pelo Circuito Catarinense de Surf Profissional.
A prova teve inicio na Guarda do Embaú e acabou sendo adiada para a Vila devido ao mau tempo que impediu a finalização do evento.
A Vila não decepcionou e boas ondas de 1 metro com séries maiores abrilhantaram mais uma grande disputa pelo título da temporada 2009, com muitas manobras iradas.
A bateria final foi disputadíssima e quem apresentou a melhor performance e garantiu a vitória foi o alagoano Tânio Barreto, que virou na última onda em cima de Guga Arruda, que liderava a bateria.
Tânio não deixou dúvidas, somando duas ondas de 9,00, a maior nota do dia, e 6,73, totalizando 15,73 pontos para garantir o lugar mais alto do pódio e mais 1500 pontos no ranking que o levam bem próximo ao título.
“A praia da Vila é sensacional, essas ondas daqui são demais, é muito diferente de você competir em ondas de baixa qualidade. Aqui pode-se mostrar o verdadeiro surf, a organização acertou na mosca trazendo o evento para Imbituba. Estou muito feliz e espero conquistar o título deste ano”, declarou Tânio Barreto, campeão da quarta etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro e líder do ranking profissional.
O circuito terá cinco etapas. Com isso, os atletas têm uma prova de descarte e a briga ainda é grande pelo título, pois Tânio descarta 750 pontos até esta etapa e Tomas Hermes descarta zero ponto, já que não disputou a segunda etapa em Navegantes, ficando Tânio com uma vantagem de apenas 290 pontos sobre Tomas.
Neste sábado, a partir das 8 horas, começa a última etapa do circuito catarinense. Será definido o campeão catarinense profissional 2009, que garante uma vaga de wildcard no World Tour Brasil que acontece de 21 de abril a 2 maio de 2010, também na praia da Vila, bem como uma vaga para a elite nacional do Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2010.
A quarta etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro 2009 foi apresentada pela Retry Surf, Governo do Estado de Santa Catarina através do FUNDESPORTE e da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e tem o patrocínio da Oakley e apoio da Prefeitura Municipal de Palhoça, Secretaria de Turismo, Site Waves, Associação de Surf da Praia da Guarda, Jornal Drop, Swell Farol, Onik, Zulu Land, Embaú Surf Acomodações, Kxot, Bigode Restaurante, Padaria Simone, Pousada Maria Eduarda, Tinatur, Atelier Jacob Silveira, Bar do João, Casa do Suco, Assoc. dos Barqueiros, Assoc. dos Barraqueiros, Assoc. Comunitária da Guarda, Assoc. dos Pescadores, Biruta Sucos, Pizzaria Biruta.
O Circuito da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS)
Resultado da quarta etapa do Catarinense Pro 2009
1 Tânio Barreto (AL)
2 Guga Arruda (SC)
3 Victor Valentim (PR)
4 Fabrício Machado (SC)
5 Gustavo Santos (SC)
5 Pedro Norberto (SC)
7 Alex Ribeiro (SP)
7 Diego Rosa (SC)
9 Beto Mariano (SC)
9 Felipe Ximenes (SC)
9 André Zanini (SC)
9 Alan Saulo (PB)
13 Davi de Jesus (SC)
13 Fábio Carvalho (SC)
13 Thiago Bianchini (SC)
13 Rodrigo Waslavik (PR)
Ranking catarinense depois de quatro etapas (sem descarte)
1 Tânio Barreto (AL) 5290
2 Tomas Hermes (SC) 4250
3 Beto Mariano (SC) 4210
4 Raphael Becker (SC) 3925
5 Guilherme Ferreira (SC) 3689