Smolder Pro Nordeste

Adilton conectado no Futuro

0

Adilton Mariano arrebenta na segunda fase do Smolder Pro Nordeste. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

Os cearenses comandaram o show na abertura do Smolder Pro Nordeste, nona e última etapa do circuito nordestino profissional 2009.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

A prova foi inaugurada neste sábado, em ondas mexidas de meio a 1 metro na praia do Futuro, Fortaleza (CE).

Foram disputadas as baterias da primeira fase e 11 dos 16 duelos do round seguinte, onde estão escalados os principais cabeças-de-chave do ranking nordestino.

O autor da melhor atuação na fase dos tops foi o local Adilton Mariano.

 

Com fortes rasgadas e rabetadas, Adilton somou 8.17 e 7.17 na vitória sobre o paraibano Yure Nogueira (2o), o sergipano Kayan Barbosa e o cearense Martins Bernardo.

Márcio Farney ataca de backside. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

“Conheço bem a onda, pois sou nascido e criado aqui. Deus mandou umas ondinhas ali e deu tudo certo. Manobrei no critério, a prancha está boa, a parafina também, aí deu tudo certo”, comemora Adilton.

“Nos últimos quatro campeonatos aqui na praia do Futuro eu fiquei em segundo. O vice está me perseguindo, mas vai chegar uma hora aí que Deus vai me dar meu espaço e vou alcançar a vitória”, continua o local.

Adilton explica também o segredo para conseguir um bom desempenho nas difíceis condições do mar.

 

“O negócio ir conectando, sempre a favor do vento. Essa é uma onda que me ajudou a surfar na pororoca. É bem difícil e você tem de estar fazendo conexão. É preciso muito treino”, conclui Adilton.

 

Franklin Serpa também segue na briga. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

Quem também obteve uma pontuação expressiva foi Michel Roque, local da praia do Náutico. Totalmente à vontade nas difíceis condições do mar, Roque arrancou dos juízes notas 8.33 e 7.00, registrando o somatório de 15.33 pontos.

“Treinei a semana inteira naquela vala ali que peguei na bateria. Entrei com o pensamento de arriscar tudo, minha prancha está animal e estou feliz por ter passado para a próxima fase”, diz Michel, que já está garantido na elite do surf brasileiro em 2010.

O atleta voou nas ondas do Futuro e arrebentou uma esquerda que aparentemente não ofereceria conexão. Porém, Michel surpreendeu os espectadores e tirou leite de pedra na onda.

“Ali foi segredo! Eu vi que a onda ia formar e dei umas passadas por cima dela. Ela armou e consegui fazer uma boa nota, mas a onda boa mesmo foi a do aéreo (8.83). A galera falou que fiquei de cabeça para baixo”, diverte-se o cearense.

Atual campeão brasileiro, Messias Félix levantou a torcida com uma ótima performance nas ondas do Futuro. Messias totalizou 14.17 pontos para fazer dobradinha com o local Glauciano Rodrigues.

“Muito bom estar em casa, disputando um campeonato irado, com toda a galera torcendo – minha família, meus amigos”, diz Messias, que também é forte candidato ao título do Brasil Tour, divisão de acesso do circuito brasileiro.

Quando chegou a hora de sua estreia, um verdadeira torcida foi formada nas areias do Futuro. “Fiquei até meio nervoso quando vi tanta gente se juntando. Nem esperava que a galera chegasse na hora da minha bateria. Acho que estava todo mundo acompanhando pela internet e resolveu chegar junto. Fiquei muito feliz e entrei no mar instigado para dar um show de surf para a galera, mas ainda não consegui surfar do jeito que queria”, diz o campeão brasileiro.

Na mesma bateria, o local Glauciano Rodrigues descolou a segunda vaga. Atual campeão brasileiro e pan-americano na categoria Universitário, Rodrigues deu um verdadeiro show na primeira fase ao registrar o maior somatório do dia, 15.50 pontos em vinte possíveis.

Atual líder do ranking nordestino, o potiguar Alan Jones teve trabalho para superar o conterrâneo Fabrício Júnior e os cearenses André Silva (3o) e Carlos Alexandre, quarto colocado.

“O mar está bastante difícil e tive a sorte de passar a bateria junto com Fabrício. Vou para a briga, mas ainda falta muito. Quero tentar ser campeão e aumentar meu curriculo”, diz Alan.

Mesmo já classificado ao circuito brasileiro, o potiguar de Baía Formosa está focado na conquista do título regional. “O Brasileiro é apenas no próximo ano. Este aqui é um outro campeonato e quero me dar bem, é uma etapa decisiva, então é pensar aqui e deixar o Brasileiro para 2010”, afirma Alan.

O Smolder Pro Nordeste recomeça às 9 horas deste domingo (horário de Brasília), com as baterias pendentes da segunda rodada.