Smolder Pro

Alan Jones no topo do Nordeste

0

Franklin Serpa vence Smolder Pro Nordeste. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

Em dia de show do baiano Franklin Serpa no Smolder Pro Nordeste, o potiguar Alan Jones comemorou seu primeiro título nordestino de surf profissional.


Clique aqui para ver o vídeo

Clique aqui para ver as fotos de ação

 

Clique aqui para ver as fotos de ambiente

 

Clique aqui para ver mais fotos de ação

 

A nona e última etapa do Tour foi encerrada neste domingo, em ondas de 1 metro e formação regular, na praia do Futuro, Fortaleza (CE).

 

Na decisão, Serpa somou notas 7.00 e 6.40 para derrotar os cearenses Michel Roque (2o), Itim Silva (3o) e Thiago de Sousa, quarto colocado.

 

Alan Jones é o novo campeão nordestino. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

Roque começou forte em sua primeira onda, completando um aéreo sensacional que rendeu 8.83 pontos.

 

O cearense precisava de apenas 4.57 para virar e não conseguiu surfar nenhuma outra onda de qualidade, perdendo a taça para o baiano.

Foi a primeira vitória de Serpa na carreira de surfista profissional. “A bateria foi muito sinistra. Michel fez um 8 e tanto, mas entrei na água muito focado. Procurei escutar a locução e fiquei na dúvida se marcava ou não o Michel, já que ele precisava de muito pouco e faltava muito tempo para terminar a bateria”, comenta Serpa.

 

“Fiquei mais posicionado na prioridade das esquerdas e contei muito com a sorte, pois Michel é um surfista muito talentoso e em qualquer marolinha ele ia conseguir virar fácil. Tenho muito a agradecer a Deus, estou muito feliz e dedico esta vitória aos meus pais e patrocinadores”, continua o baiano.

 

Michel Roque voa alto para descolar vice-campeonato. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

“Agora vou mais instigado ainda para a Austrália e estou muito feliz por levar este título para a Bahia”, conclui Serpa, que recebeu R$ 8 mil pela vitória e vai utilizar grande parte do prêmio durante temporada na Austrália, onde representará o Brasil na decisão do Mundial Sub-21 e fará um curso de inglês.

Quem também comemorou muito foi Alan Jones. O surfista de Baía Formosa (RN) foi eliminado em duelo eletrizante nas quartas-de-final e teve de torcer pela derrota do pernambucano Halley Batista na semi.

 

“Consegui cumprir mais uma missão. A praia do Futuro é uma onda na qual sempre treino e é muito difícil. Se conseguir surfar bem aqui você consegue surfar bem em qualquer onda do Nordeste”, afirma Alan.

 

“Estou amarradão por ter conquistado o circuito nordestino e agora ir para o circuito brasileiro e tentar ser campeão nacional”, diz o potiguar.

 

Itim Silva também aposta nos aéreos para subir ao pódio. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

“Quero agradecer a todos do Nordeste, principalmente do Rio Grande do Nordeste, que sempre estiveram ao meu lado nessa batalha. Agora é chegar a BF e fazer nossa festinha”, brinca Alan.

Depois de ser eliminado pelo cearense Glauciano Rodrigues e o pernambucano Halley Batista, o potiguar ficou na areia torcendo pelo tropeço do rival.

 

Halley estava avançando à final, mas viu Franklin Serpa arrepiar uma esquerda e registrar a maior nota de toda a prova (9.00), pulando da terceira para a primeira posição.

 

“Perdi nas quartas para ele (Halley), até achei que os juízes poderiam ter me dado uma nota maior numa esquerda, mas não perdi a fé e fiquei torcendo na areia, secando Halley. Deus me ouviu e tive a sorte de ser campeão”, encerra Alan Jones.

 

Thiago de Sousa faz bela campanha na prova. Foto: Jocildo Andrade / Cearasurf.com.br.

Ainda nas semifinais, Itim Silva e Thiago de Sousa eliminaram o potiguar Danilo Costa e o baiano Bernardo Lopes numa bateria muito acirrada.

Bernardo chegou a ocupar a zona de classificação, mas foi ultrapassado por Thiago. Nos instantes finais, Danilo pegou uma esquerda e foi para o tudo ou nada. O potiguar precisava de 5.83 e fez 5.40, saindo na bronca com o julgamento.

 

Com a quinta posição, Bernardo Lopes garantiu a classificação à elite brasileira em 2010. Também entraram na elite pelo ranking nordestino o potiguar Alan Jones e o pernambucano César Aguiar.

 

Terceiro colocado no Futuro, o cearense Itim Silva está de volta à elite pelo ranking do Brasil Tour. Outras novidades nordestinas no circuito brasileiro são o potiguar John Max e os baianos Alandreson Martins e Bruno Galini.

 

O novo campeão da divisão de acesso é o paulista Odirlei Coutinho, que poderia perder o título caso Thiago de Sousa ficasse entre entre os três melhores em Fortaleza.

Confira ranking do Brasil Tour em nossas próximas reportagens.

 

Resultado do Smolder Pro Nordeste 2009

 

1 Franklin Serpa (BA)

2 Michel Roque (CE)

3 Itim Silva (CE)

4 Thiago de Sousa (CE)

5 Bernardo Lopes (BA)

5 Glauciano Rodrigues (CE)

7 Danilo Costa (RN)

7 Halley Batista (PE)

9 Alandreson Martins (BA)

9 Messias Félix (CE)

9 Dunga Neto (CE)

9 José Wilson (CE)

13 John Max (RN)

13 Alan Jones (RN)

13 Bruno Galini (BA)

13 José Júnior (RN)

 

Ranking final do circuito nordestino

 

1 Alan Jones (RN) 8330
2 Halley Batista (PE) 7845
3 Rudá Carvalho (BA) 7400
4 Michel Roque (CE) 7361
5 César Aguiar (PE) 7308
6 Thiago de Sousa (CE) 7103
7 Messias Félix (CE) 6600
8 Franklin Serpa (BA) 6576
9 Bino Lopes (BA) 6400
10 Itim Silva (CE) 6128
11 Alan Donato (PE) 5998
12 Bruno Galini (BA) 5995
13 Luel Felipe (PE) 5390
14 Edvan Silva (CE) 5315
15 Dunga Neto (CE) 5020
16 Isaías Silva (CE) 4940