A organização do Hot Water de Surf confirmou a etapa inicial do circuito para esta sexta-feira (22/01) no Quebra-Mar, Santos (SP).
O circuito conta com cinco etapas e define os campeões municipais santistas em nove categorias: Open, Gran Master, Júnior (sub-18), Mirim (sub-16), Iniciantes (sub-14), Feminino, Master, Longboard e Stand up.
“A previsão é de vento Sul, ondulação de Sul e decidimos começar o circuito. Teremos as categorias Open e Gran Master, reivindicações dos atletas diante do sucesso da Stand up em 2009”, destaca Sérgio Gadelha, um dos diretores do campeonato.
Neste ano, são cinco etapas, novamente com período de espera pelas melhores condições de ondas.
“A Hot Water e a Rip Curl gostaram muito do evento e decidiram ampliar de três para cinco etapas. Foi muito bom para o surf santista, porque a nossa meta principal é a revelação de novos valores e o resgate da força do surf na cidade, berço do esporte no Brasil”, complementa Gadelha.
O palco das disputas é um local com grande estrutura para o surf. Lá foram construídos um palanque fixo, arquibancada (onde o público fica bem próximo aos competidores), o Museu do Surf e ainda a Escola de Surf Picuruta Salazar, uma homenagem ao ídolo santista.
Batizado de Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Quebra-Mar, ou a Plataforma do Emissário Submarino também abriga uma boa área de lazer e ainda uma das melhores pistas de skate do país.
Semana do Surf A abertura do Hot Water de Surf faz parte da Semana do Surf, promovida pela Associação Santos de Surf para festejar o Dia Municipal do Surfista, celebrado dia 21 de janeiro. A data integra o calendário oficial da Cidade, conforme Lei Municipal 2.172, de autoria do vereador Fabio Nunes, o Fabião.
A programação conta com uma série de eventos, como a reabertura do Museu do Surf (dia 20) e com a exposição Rip Curl 40 anos de história, relatando a trajetória da marca em quatro décadas.
“Teremos também o tema surf arte reciclagem, com alguns artistas provando como é possível reciclar ou até reutilizar materiais que sobram da fabricação das pranchas. Um exemplo de sustentabilidade”, comenta Herbert Passos Neto, presidente da Santos Surf.
No dia 21, às 11 horas, acontece a solenidade de reconhecimento aos pioneiros do surf na cidade. “Serão quatro personalidades das décadas de 60 e 70, que receberão das mãos do prefeito João Paulo Tavares Papa a homenagem”, explica Herbert.
Foram escolhidos de acordo com pesquisas feitas pelo historiador do surf, Diniz Iozzi, os surfistas Ronaldo Gui (Ronaldo Marcelino de Moreira Mesquita), primeiro santista a ir ao Hawaii e também elo com a comunidade do surf do Rio de Janeiro, ao trazer Irencyr Beltrão e outros a Santos no final dos anos 60.
Betinho Medeiros (Alberto Borga Medeiros), campeão estadual em 1969, na praia do Pernambuco, em Guarujá; Lafraia (José Carlos Munhoz Lafraia), campeão santista em 1970; e Lobinho (Carlos Roberto Pereira de Alencastro Guimarães), organizador do primeiro campeonato santista de surf.
Já nos dias 23 e 24 de janeiro (sábado e domingo), rola a quarta edição do Campeonato dos Pioneiros, organizado pelo Pioneiros Surf Club do Litoral Paulista.
No dia 25 à noite, acontece a festa Santos Surf Party, no Bikkini Barista Coffer e Clubbin, no Centro Histórico de Santos.
Encerrando as festividades, no dia 26, feriado de aniversário da cidade, será realizada no Museu do Surf a entrega dos troféus aos campeões santistas de 2009 do Circuito Hot Water.