O paulista Emerson Piai é uma das caras novas no Brasil Surf Pro, o remodelado Circuito Brasileiro de Surf Profissional que começa em abril na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).
O surfista de 22 anos é um dos nove representantes de São Paulo e garantiu a vaga na elite com a oitava colocação no ranking do Brasil Tour, a Divisão de Acesso. Nesta nova etapa da carreira, ele sabe que terá um caminho duro para se manter entre os melhores do país.
“Chegar à elite brasileira é um sentimento de dever cumprido. Você tem a sensação de ser realmente um surfista profissional”, destaca Piai, nascido em Praia Grande (SP) e radicado no Guarujá.
Consciente do alto nível técnico que enfrentará, Piai mantém o foco no seu objetivo. “Claro que todos querem ser campeão brasileiro, mas acho que tenho de entrar com os pés no chão, conquistando o meu espaço na elite com humildade. Procurar tem bons resultados para garantir a classificação para 2011 e, se possível, terminar como top 16”, esclarece o surfista, também com desejo de boas atuações no Estadual.
“Acho que está na hora de conseguir um bom resultado no Paulista Pro. Quem sabe ser campeão, como foi o meu parceiro de treino Ricardo Ferreira”, argumenta o competidor, que já morou na Austrália e surfou nas melhores ondas do mundo como Hawaii, Califórnia, Indonésia, Peru, Equador, Porto Rico.
“E claro, as da praia do Tombo, o meu pico”, brinca Piai, que faz parte da equipe da marca South to South há oito anos
Para ele os objetivos são claros e incluem a evolução técnica, para também chegar à elite mundial, o Dream Tour. “Quero melhorar minha performance tanto dentro como fora d’água. Evoluir o meu surf de forma diferenciada, porque é preciso exibir algo mais. Em relação ao WQS, quero ter totais condições financeiras para poder competir. Quem planeja o meu calendário é o meu pai e a filosofia dele é participar das competições em que temos suporte”, relata.
Ele também destaca o apoio do sempre presente pai e técnico Jorge Piai. “Ele foi surfista dos anos 70 e hoje é professor de Educação Física e apaixonado por surf. O sonho dele, como qualquer outro pai, era ter um filho surfista. Com certeza, ele é muito importante na minha carreira. Me deu suporte financeiro no início e com a parceria da South to South, conseguiu que eu morasse na Austrália e conhecesse vários outros países”, afirma Emerson.
“Hoje ele me dá também suporte técnico. Desenvolveu os seus conhecimentos viajando por vários países, fez cursos da ASP de técnico nível 1 e 2, e é registrado como técnico de surf na Abrasp. Desenvolve um treinamento bem forte e evolutivo, sempre ligado nas novas tendências”, conta o filho.
Emerson Piai começou a competir aos 12 anos. “Fui evoluindo com o tempo e fui campeão vicentino Iniciante e Mirim, santista Mirim e Júnior, ganhei uma etapa do A Tribuna Colegial e fiquei com o vice geral e ainda como Amador fui vice paulista Mirim e Júnior, lembrando que a minha geração foi bem difícil, com Adriano Mineirinho, Heitor Pereira, Hizunomê Bettero, Júnior Faria, entre outros”, lembra.
“Mas essa dificuldade no começo foi muito boa, porque consegui evoluir. Acredito que hoje devo muito a eles, por ter conseguido chegar à elite nacional”, comenta. “Eu não dava mole a ninguém”, brinca Emerson.
Segundo ele, o grande momento foi o segundo lugar na primeira etapa do Brasil Tour 2009, em Santa Catarina. “Disputei baterias com ídolos como Leo Neves, Pedro Henrique, Messias Felix, passando por todos para chegar à final com o Odirlei Coutinho, meu amigo”, acrescenta. “Outro momento muito bom foi a final do Brasil Tour, em Saquarema, onde consegui minha vaga na elite para 2010”, complementa.
Junto com a South to South, Emerson Piai tem o apoio de Pranchas Ricardo Martins e o Projeto Mar Azul. “É uma equipe ótima, que cuida de todo o meu desenvolvimento. O meu fisioterapeuta, Marquinhos, minha psicóloga, Gabi, e meu preparado físico, Teco. Sem esquecer o meu pai, meu técnico de surf”, apresenta.
Circuito O Brasil Surf Pro é o circuito nacional mais rico do mundo e distribui uma premiação recorde de 1 milhão de reais, além de dois carros 0 km aos campeões brasileiros.
São cinco etapas, cada uma com premiação de 200 mil reais. A etapa inicial acontece na praia da Joaquina, Florianópolis (SC), de 7 a 11 de abril.
Na sequência a praia do Cupê, em Ipojuca (PE), de 14 a 18 de julho. A terceira etapa será no Rio de Janeiro, na Barra ou Arpoador, de 22 a 26 de setembro. A penúltima fase será na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), de 3 a 7 de novembro, e a finalíssima, de 15 a 19 de dezembro em local a ser escolhido pelos organizadores.
Perfil
Nome Emerson Piai
Apelido Tato
Nascimento 24/08/1987
Onde mora Guarujá (SP)
Idade 22 anos
Pega onda há quanto tempo 10 anos
Som que mais curte antes do surf Dashbording Confession
Balada irada Não curto, gosto de show.
Seu ídolo no esporte Kelly Slater e Joel Parkison
Melhor viagem Indonésia
Melhor manobra Tubo e Aéreo
Qual pico que ainda sonha México
Melhor resultado em campeonato Vice-campeão Brasil Tour (Praia do Rosa) 2009
Melhor onda no Brasil Noronha
Melhor onda fora do país Macarronis
Sua comida predileta Frango com mandioquinha
Qual sua onda de sonho Asu, Indonésia
Qual a praia que mais costuma surfar Tombo, em Guarujá
Bebida predileta Suco de manga
Localismo Temos de respeitar
Filme de surf Trilogy
O que o surf significa para você É minha vida e um estilo de viver muito irado, sempre em contato com a natureza e com a paz.