Válido como primeira etapa do ASP World Tour Feminino, o Roxy Pro 2010 colocou o primeiro round na água na manhã desta segunda-feira (1/3), em ondas com cerca de 1 metro e séries maiores, durante a maré cheia.
Clique aqui para ver as fotos de ação
Clique aqui para ver as fotos de ambiente
Clique aqui para ver a entrevista com Silvana Lima
A cearense Silvana Lima avançou direto ao terceiro round, depois de ficar com a segunda colocação no quarto duelo do dia, vencido pela australiana Jessi Miley-Dyer. Em uma vitória apertada, ela somou 12.00 pontos, contra 11.04 da brasileira.
Esta foi a bateria mais escassa de ondas do primeiro round e Silvana
liderou grande parte da disputa. Investiu forte nas poucas ondas que apareceram e obteve nota 5.57 na melhor delas, com um cutback bem desenhado e um forte ataque ao lip com um batidão na sequência, porém não conseguiu vencer a corrida contra a espuma e acabou
caindo.
Em suas outras ondas, também conseguiu encaixar boas manobras e surfou com velocidade, porém na melhor delas arriscou tudo com uma batida muito forte e não conseguiu voltar da manobra. Jessi conseguiu a virada com manobras fortes e precisas de backside.
“Esta bateria foi fraca de ondas mesmo. Na única boa que veio eu me
empolguei tanto que acabei arriscando demais e caí. Acho que isto faz parte, mas estou feliz por ter passado. É bom começar a temporada
com o pé direito. Agora vou pensar no que errei para a próxima”, conta Silvana Lima.
“Com certeza todas as meninas começam a temporada com muita
fome, principalmente as da nova geração que estão vindo com tudo. Mas eu também estou vindo com tudo e quero atropelar todas. Estou com uma boa vibe e com as pranchas boas. Minha prancha errou um pouco naquela manobra, mas eu vou dar uma bronca nela (risos)”, brinca Silvana Lima.
Já a paranaense Bruna Schmitz não teve a mesma sorte. Apesar de surfar a bateria com as melhores ondas do primeiro round, pegou pela frente duas adversárias destruidoras e caiu para a repescagem depois de ficar em terceiro lugar.
Uma delas foi a tricampeã mundial Stephanie Gilmore, que esteve totalmente descontraída nas ondas de casa e soltou o pé com muito estilo e pressão, ao apresentar um repertório variado de manobras e se atirar nas melhores séries.
Ela teve a melhor atuação do dia entre as meninas e não deu chances a ninguém. Com 17.37 pontos, ela ainda se deu o luxo de descartar notas acima dos 8 pontos.
“Eu só fui lá e peguei um monte de ondas. Elas estavam muito gordas, mas com algumas seções boas. Tyler reagiu no final da bateria de uma maneira impressionante, mostrando a todos que tem condições de chegar junto e vai lutar muito. Pelo jeito o terceiro round vai ser muito bom”, diz Stephanie Gilmore.
“Isto foi só a primeira bateria, portanto não podemos nos precipitar. Estou animada para ver o nível do surf das meninas. Todas estão no rip e é bom de ver o surf feminino neste nível. Claro que também estou feliz por avançar direto ao terceiro round, vamos ver onde isto irá terminar”, finaliza a tricampeã mundial, com muita simpatia e simplicidade.
A outra adversária de Bruninha, foi a também australiana Tyler Wright. Irmã do top Owen Wright, ela foi a vencedora das triagens e mostrou que também está com fome de vitória. Atacou as ondas com manobras fortes e tecnicamente muito bem executadas, para somar 16.54 pontos e avançar na segunda posição.
Também avançaram direto ao terceiro round: Sally Fitzgibbons, Carissa Moore, Coco Ho, Rebecca Woods, Lee Ann Curren, Rosanne Hodge, Melanie Bartels e Amee Donohoe (Aus).
Paige Hareb, Claire Bevilacqua, Nikita Robb, Sofia Mulanovich e Chelsea Hedges terão que encarar a repescagem.
Confira mais fotos e informações em nossas próximas atualizações.
Primeira fase do Roxy Pro 2010
1 Sally Fitzgibbons (Aus) 15.20, Carissa Moore (Haw) 13.33 e Paige Hareb (Nzl) 9.77
2 Coco Ho (Haw) 11.70, Rebecca Woods (Aus) 9.07 e Claire Bevilacqua (Aus) 7.66
3 Stephanie Gilmore (Aus) 17.37, Tyler Wright (Aus) 16.54 e Bruna Schmitz (Bra) 9.73
4 Jessi Miley-Dyer (Aus) 12.00, Silvana Lima (Bra) 11.04 e Nikita Robb (Afr) 7.60
5 Lee Ann Curren (Fra) 16.07, Rosanne Hodge (Afr) 14.20 e Sofia Mulanovich (Per) 13.57
6 Melanie Bartels (Haw) 16.63, Amee Donohoe (Aus) 9.93 e Chelsea Hedges (Aus) 6.90
Para conferir mais fotos, acesse o Flickr Gabriel Teixeira.