Coca-Cola Pro

Willian Cardoso coroado em Saquarema

0

Willian Cardoso vence final catarinense em Saquarema. Foto: Aleko Stergiou.

O catarinense Willian Cardoso é o grande vencedor do Coca-Cola Saquarema Pro 2010, etapa de nível seis estrelas do WQS encerrada neste domingo (16/5) em Itaúna, Saquarema (RJ).

 

Clique aqui para ver as fotos de ação


Clique aqui para ver as fotos da premiação

 

Clique aqui para assistir a entrevista com Willian Cardoso

 

Clique aqui para assistir a entrevista com Marco Polo

 

Em ondas com cerca de 1 metro e boa formação, ele derrotou seu conterrâneo Marco Polo pelo placar de 16.73 a 13.66, obtido com

Marco Polo fica com a segunda colocação. Foto: Aleko Stergiou.

fortes batidas e rasgadas de backside, muito bem encaixadas.

 

Marco Polo comandou as ações durante grande parte do duelo, mas a dez minutos do término Willian encontrou duas esquerdas em pé que proporcionaram seções críticas para fortes ataques ao lip.

 

Elas valeram 7.33 e 9.00 pontos, que deixaram Polo precisando de 9.40 e carimbaram a vitória de Willian. Polo ainda tentou uma reação para diminuir a diferença com 5.27, que não foram suficientes para a virada. 

 

“Não tenho nem palavras. Ganhar aqui no Maracanã do surf com a praia lotada parecendo um estádio é uma emoção indescritível. Não comecei bem a bateria, fiquei ansioso, errei manobras que não estava errando antes, mas quando achei aquela onda do 9.00, vi que entrei na briga. Quando eu estava voltando peguei outra onda boa e só aí passei a acreditar na vitória”, confessa o atleta de Balneário Camboriú.

No ano passado, ele foi derrotado na semifinal pelo campeão Neco Padaratz, mas deu o troco nas oitavas-de-final. “Foi emocionante ganhar aqui. Em 2009 bati na trave e vivi momentos muito difíceis, pois perdi meu pai e minha mãe no fim do ano. Mas eles estão lá em cima e com certeza mandaram as ondas para eu vencer esse campeonato. Foi mais uma vitória de Santa Catarina aqui no Maracanã do surf. Ganhei do meu ídolo (Neco) e depois fazer a final com outro amigo meu, não tenho palavras para descrever tudo isso”, finaliza o dono do cheque de US$ 20 mil.

 

Com os 3.000 pontos recebidos, Willian agora é o sexto brasileiro na lista dos 10 surfistas que o ASP World Ranking classifica para a divisão de elite do surf mundial. Ele e Marco Polo subiram trinta posições. Willian saltou do 52º para o 32º lugar e o vice-campeão foi da 85ª para a 55ª posição na classificação geral das 19 etapas completadas no Coca-Cola Saquarema Pro. Polo faturou US$ 10 mil e marcou 2.250 pontos na final catarinense contra o amigo.

“Campeonato com altas ondas, Saquarema mostrando seu potencial de novo, a semana inteira deu altas ondas e realmente diferenciou quem surfa bem onda pesada e ataca com força. Então estou muito contente de fazer essa final com o Willian, que é um grande amigo meu. Só quero agora levar esta motivação para o circuito mundial, o WCT, onde ainda não consegui mostrar o que eu sei. Tomara que agora os resultados apareçam também pra mim no Dream Tour”, diz Marco Polo.

 

Anteriormente, na primeira semifinal, Willian Cardoso passou pelo norte-americano Nathaniel Curran com 17.20 a 14.17 pontos. Para isso, o brasileiro castigou as esquerdas do pico com batidas e rasgadas de backside potentes e muito bem colocadas.

 

Para quebrar tudo nas manobras, foi fundamental para o brasileiro uma boa escolha de ondas e posicionamento correto, além de joar com inteligência e fazer bom uso da prioridade, impedindo que seu adversário mesmo surfando bem tentasse qualquer tipo de reação.

 

##

 

Travis Logie fica em terceiro. Foto: Aleko Stergiou.

“Eu comecei bem e tinha boas expectativas, mas Willian conseguiu surfar ondas melhores para fazer os high scores da bateria. Tive que esperar por uma onda muito boa pra virar, mas ela não apareceu. Estou contente com o resultado, mas queria ter ido pra final. Foi empolgante surfar aqui. É um lugar com altas ondas e isso deixa o campeonato bem mais excitante. Gostei muito daqui”, elogia o norte-americano Nathaniel Curran.

 

Já na segunda semi, Marco Polo espancou todas as esquerdas que apareceram em sua frente. Com manobras bem encaixadas e sempre invertendo tudo para dentro da parte crítica, ele não deu chances ao sul-africano Travis Logie, também integrante do ASP World Tour, e somou 14.46 pontos contra apenas 11.43 do adversário.

 

Nathaniel Curran também é barrado na semifinal. Foto: Aleko Stergiou.

“Foi um bom resultado, me deixa mais perto da zona de classificação para continuar na elite, só que eu queria mesmo era vencer o campeonato. Sempre entro nas competições só pensando nisso, em vencer. Não deu hoje, mas fiz um bom campeonato, deu altas ondas aqui, vários surfistas tirando notas altas e pena que eu não consegui chegar na final, pois essa era minha meta”, lamenta Travis Logie, que passa a ocupar a 34ª posição do ranking.

 

Resultado do Coca-Cola Saquarema Pro 2010

 

1 Willian Cardoso (Bra)

2 Marco Polo (Bra)

3 Nathaniel Curran (EUA)

3 Travis Logie (Afr)

5 Ricardo dos Santos (Bra)

5 Heitor Alves (Bra)

5 Jerônimo Vargas (Bra)

5 Wiggolly Dantas (Bra)

9 Pablo Paulino (Bra)

9 Nathan Hedge (Aus)

9 Neco Padaratz (Bra)

9 André Silva (Bra)

9 Victor Ribas (Bra)

9 Alex Ribeiro (Bra)

9 Gabriel Villaran (Per)

9 John John Florence (Haw)

 

ASP World Ranking depois de 19 etapas

1 Taj Burrow (Aus) – 24.125 pontos
2 Jordy Smith (Afr) – 22.191
3 Kelly Slater (EUA) – 21.750
4 Jadson André (Bra) – 20.977
5 C. J. Hobgood (EUA) – 19.484
6 Adriano de Souza (Bra) – 18.557
7 Mick Fanning (Aus) – 17.794
8 Bede Durbidge (Aus) – 16.183
9 Dane Reynolds (EUA) – 16.003
10 Chris Davidson (Aus) – 15.813

Atletas que estão na zona de classificação para o World Tour 2011

16 Heitor Alves (Bra) – 10.511 pontos
17 Raoni Monteiro (Bra) – 10.417

19 Damien Hobgood (EUA) – 10.252
20 Wiggolly Dantas (Bra) – 10.078
23 Andy Irons (Haw) – 9.756
25 Josh Kerr (Aus) – 9.307
26 Alejo Muniz (Bra) – 9.076
28 Gabe Kling (EUA) – 9.066
31 Neco Padaratz (Bra) – 8.608
32 Willian Cardoso (Bra) – 8.368