As condições melhoraram bastante na última terça-feira (18/05) e a direção do Arica Chilean Challenge 2010 decidiu realizar a quarta fase.
Com ondas entre 1 e 1,5 metro e formação boa, o dia foi mais uma vez repleto de boas disputas e emoções nas baterias.
Logo na primeira bateria do dia o capixaba Erisberto Abrantes fez bonito mais uma vez e avançou para a segunda fase. Com duas ondas na casa dos 7.00 pontos, o brasileiro exibiu bastante consistência para terminar o duelo em segundo lugar, perdendo apenas para o australiano Michael Novy.
No entanto, a passagem de Erisberto para o quinto round não se repetiu entre os brasileiros nas baterias seguintes. Luiz Villar, Felipe Mendes e a revelação João Zick não repetiram a boa atuação do compatriota e acabaram eliminados da etapa.
Coube a Hermano Castro, quinto representante brasileiro no dia, a assegurar a segunda vaga de um atleta brasileiro para o round principal do evento chileno. Em uma bateria bastante disputada, Hermano passou para a quinta fase ao lado do atleta das Ilhas Canárias Yeray Martinez.
Em um dos duelos mais aguardados, o australiano bicampeão mundial, Damian King, e a revelação de 2010 Jared Houston, ficaram frente a frente. Com uma boa escolha de ondas o jovem sul-africano passou adiante e garantiu sua vaga no quinto round. Já o aussie não contava com a boa performance do havaiano Jacob Romero que não só avançou como ganhou a bateria eliminando Damian.
A previsão é de que o evento prossiga nesta quarta-feira, sendo esperadas ondas de quase 5 metros. Com isso, devem acontecer as baterias do round cinco e mais cinco brasileiros fazem suas estreias.
Na quinta fase, os tops-16 Guilherme Tâmega, Uri Valadão, Paulo Barcellos, Eder Luciano e Magno Oliveira iniciam suas jornadas rumo ao título da etapa.
Uma nova chamada acontece nesta quarta-feira (19/05) às 8 horas (horário de Brasília). O evento é transmitido ao vivo pelo site Chile Bodyboard.