WQS em Saquarema

Perdigão busca o Prime

0

Roberto Perdigão no Maresia International 2010. Foto: Aleko Stergiou.

Em entrevista concedida durante o Maresia International na praia Mole, Roberto Perdigão comentou algumas novidades da ASP South America.

 

Segundo o dirigente, existe um grande esforço por parte da entidade para fazer a etapa do WQS disputada em Saquarema (RJ) ganhar o status de Prime Location, o que aumentaria os pontos oferecidos ao campeão de 3000 para 6500.

 

“Todo mundo está buscando o carimbo de Prime para os principais picos de surf do circuito. Sem dúvida alguma Saquarema preenche todos os requisitos, é um lugar consistente, que dá ondas grandes e quebra para os dois lados. No último campeonato quebrou perfeito do início ao fim, com ondas de 1 a 2,5 metros”, diz Perdigão.

 

“Já era uma intenção nossa aplicar um Prime para este ano, mas a gente achou mais sensato esperar para ver como o campeonato iria transcorrer. É notória a qualidade de Saquarema, é sem dúvida alguma o melhor pico do Brasil, o mais consistente, e pelo segundo ano consecutivo ela mostrou a cara”, continua o dirigente.

 

Ainda de acordo com Perdigão, existe um movimento entre os surfistas, juízes, organização do campeonato e prefeitura de Saquarema no sentido de fazer uma aplicação para 2011 com base na retrospectiva desses últimos anos.

 

“Acredito que a ASP receba essa aplicação com bons olhos. Se a gente analisar, o Prime em Huntington Beach não dá pra comparar a Saquá em relação à qualidade de onda. Como evento, grandiosidade, movimento de mercado, obviamente o campeonato em Huntington é excepcional, mas ele deixa a desejar no principal critério, que é a qualidade da onda. Nesse item, Saquarema dá um banho. É um lugar que tem infraestrutura, perto do Rio, a mídia está logo ali ao lado. Então todos os elementos estão bastante favoráveis para que a gente tenha um ‘upgrade’ no ano que vem”, comenta.

 

Perdigão também falou sobre o movimento entre os praticantes e admiradores do surf no Brasil para que a etapa brasileira do World Tour seja disputada em Saquarema.

 

“Sou diretor regional da ASP South America, mas essa é uma questão que está fora do meu âmbito. Eu cuido dos eventos do Qualifying (surf e longboard), já os eventos do World Tour são de responsabilidade da ASP International. O evento já tem licenciado no Brasil e o Teco e o Xandi levam essa competição há muitos anos para Imbituba”, revela Perdigão.

 

“Existe o interesse do governo de Santa Catarina, existe toda uma infraestrutura em Imbituba propícia para a instalação do evento. Imbituba sem dúvida está entre as cinco melhores ondas do Brasil e não sei qual o motivo que poderia tirar o evento em termos de onda. Acho que Imbituba só perde mesmo para Saquarema, mas aí pesam todos os interesses de quem vai financiar o evento, quem vai dar o suporte financeiro”.

 

“Imbituba é um lugar excelente para receber campeonatos, mas Saquarema, por todo o histórico da região, tem realmente um apelo expressivo para sediar a etapa brasileira do World Tour”, conclui o diretor regional da ASP South America.