O australiano Dave Winchester foi o grande campeão do Chilean Challenge 2010, quarta etapa do Circuito Mundial de Bodyboard encerrada neste domingo (23/05) em Arica, Chile.
Na decisão, Winchester teve uma atuação impecável para vencer o líder do ranking mundial Amaury Laverhne e conquistar sua primeira vitória no Tour.
Com notas 10 e 9.75, Dave quase atingiu a perfeição, somando 19.75 pontos em 20 possíveis. Com o resultado, Dave fatura 2.000 pontos no ranking mundial.
O domingo decisivo amanheceu mais uma vez com ondas entre 3 e 4 metros e condições perfeitas. Depois de passar todas as baterias com bastante propriedade, o aussie guardou o melhor para o final.
Logo em sua segunda onda, Dave mandou um invertido aéreo muito alto que lhe rendeu 9.75 dos juízes, deixando Amaury em situação complicada. No entanto, o melhor ainda estava por vir.
A poucos minutos do fim, o australiano achou uma bela direita, soltou um rollo aéreo no crítico da onda e só esperou para ouvir o locutor anunciar a segunda nota 10 da etapa.
“Ano passado fiquei em terceiro lugar no evento e era um desejo vencer aqui em Arica. Foi a minha primeira vitória e está sendo muito especial. Perdi a primeira etapa de Pipeline, que também foi Grand Slam, então agora eu vou ter que correr atrás do prejuízo para tentar brigar pelo título”, diz Winchester.
Mesmo com a derrota, o atleta das Ilhas Reunião Amaury Lavehrne abriu boa margem na liderança do ranking mundial. Esta foi a segunda final em um evento Grand Slam alcançada por Amaury no ano, que já havia vencido em Pipeline.
“Estou muito feliz. Foi o meu melhor resultado em Arica e consegui manter a liderança do ranking. O que o Dave fez na final foi incrível, não pude reagir. Estou feliz e agora vamos com tudo para o Peru”, diz Amaury, referindo-se a próxima etapa do Mundial.
O evento deste ano ficou marcado por ser uma das maiores etapas de bodyboard do Tour Mundial em todos os tempos. “Esta foi uma das melhores etapas de todos os tempos. O nível foi muito alto, com excelentes ondas e uma estrutura que faz merecer o status de Grand Slam. Arica serve de exemplo para todos os eventos. Os competidores exibiram um nível muito alto”, afirma Chico Garritano, head judge do circuito mundial.
O baiano Uri Valadão bem que tentou, mas o local Christian Fernandez achou boas ondas na bateria e acabou eliminando o último brasileiro da etapa nas quartas-de-final. No entanto, vale ressaltar a boa campanha de Uri nesta semana em Arica.
Depois de voltar de contusão, o baiano voador está reencontrando a velha forma e com o quinto lugar na etapa Grand Slam dá um bom salto no ranking mundial 2010.
Ainda nesta semana o circuito mundial de bodyboard parte para o Peru, onde entre os dias 26 e 30 de maio acontece a segunda edição do Peruvian Inka Challenge. A etapa é a quinta parada do Tour Mundial masculino e oferece 1.000 pontos no ranking mundial, além de US$ 20 mil em prêmios.
Resultados do Arica Chilean Challenge 2010
1 Dave Winchester (Aus)
2 Amaury Laverhne (Reu)
3 Christian Fernandez (Chi)
3 Jake Stone (Aus)
5 Ben Player (Aus)
5 Uri Valadão (Bra)
5 Jeff Hubbard (Haw)
5 Pierre Louis Costes (Fra)