Depois de um sábado (29/5) de muitas disputas acirradas entre os melhores atletas das seis categorias de base do surfe brasleiro, o funil apertou no Billabong Brasileiro de Surf 2010.
Neste domingo, a competição começa às 7:30 e no decorrer do dia acontecem as semifinais e finais. O evento, que rola na praia de Jaguaribe, Salvador (BA), é válido pela abertura do circuito e teve como destaque o time de Santa Catarina, que continua na frente entre as equipes, seguido de São Paulo, Paraíba, Ceará e Bahia.
Os destaques individuais do dia ficaram por conta de Gutemberg Silva (CE) e Felipe Braz (RJ), na Open; Demy Brasil (BA), Filipe Toledo (SP) e Yan Deberkow, na Júnior; Elivelton Santos (PB), na Iniciantes; Ítalo Ferreira (RN) e Osvaldo Junior (BA), na Mirim; e Janine Santos (BA), na Feminino Júnior. Os campeões da etapa largam em vantagem na luta
pelos títulos nacionais e representarão o país em competições internacionais.
Billabong Brasileiro de Surf 2010 de Salvador teve 175 atletas de 13 estados inscritos. Apesar do forte vento na praia de Jaguaribe, as ondas proporcionaram boas manobras, quando bem escolhidas, o que agitou os integrantes das equipes que ficaram na areia torcendo. E entre os torcedores, quem gozou de maior euforia foram os potiguares, que vibraram com uma onda quase perfeita de Ítalo Ferreira, que valeu 9.00 pontos.
Já um dos maiores somatórios foi protagonizado pelo cearense Gutemberg Silva (Júnior), que não pontua pelo seu estado. Mostrando regularidade, ele realizou a escolha com critério e fez duas ondas acima dos 6.00, totalizando 13.00 pontos. “Aqui é parecido com a praia do
Futuro, onde treino lá em Fortaleza. Com muito vento e ondas balançadas consegui fazer duas manobras fortes nas ondas somadas e vou usar esta estratégia nas próximas fases”, explica Gutemberg.
Estratégia de escolha também foi um fator determinante para o baiano Demy Brasil passar à terceira fase da categoria Júnior. Ele passou na cola de Yan Deberkow e nas disputas de domingo terá, além da torcida dos colegas de equipe, toda a galera de Jaguaribe vibrando a seu favor. “Só peguei três ondas na bateria. Demorei para pegá-las, mas elas vieram e soube aproveitá-las. Estou bastante determinado e focado, para me dar bem amanhã”, diz o baiano.
Entre as equipes, Santa Catarina manteve a hegemonia e agora os paulistas estão na cola. O time catarinense chegou em Salvador determinado a conquistar o pentacampeonato nacional. Entre os destaques da equipe está Vicente Romero, que defende o título de campeão brasileiro Júnior. Romero passou tranquilo na quinta bateria da segunda fase, com 10.16 pontos. Na sua cola, classificou-se Wesley Santos, de São Paulo.
Paraíba, sim senhor – A grande surpresa fica por conta dos paraibanos. Com 112 pontos o time que traz nomes como o talentoso Samuel Igo (que deu adeus hoje à competição) e o garoto Elivelton Santos. Índio da tribo Aldeia do Forte, na Baía da Traição, o moleque é determinado. Autor de uma nota 8.17 nas disputas da sexta (28/5), ele passou tranquilo para a semifinal da categoria Iniciantes.
“Este será o primeiro ano que correremos o brasileiro amador na íntegra. Estamos nos dedicando bastante nesta competição e temos um time estruturado, com preparador físico e assessor de imprensa. Viajamos com o apoio total do Governo do Estado da Paraíba e queremos revelar novos Fábio Gouveia e Diana Cristina”, diz o chefe da equipe, Alexandre Palitot.
O circuito brasileiro de surfe amador é responsável pela revelação das grandes estrelas do esporte desde 1987. Vale destacar que o evento tem características olímpicas. Os estados são representados por equipes e os surfistas vão acumulando pontos ao longo das disputas, para definir a colocação das mesmas. Desta competição saem os campeões brasileiros da temporada e os representantes do país em eventos internacionais.