Quando buscamos incessantemente e incansavelmente realizar um sonho, alguma coisa dentro de nós move nossas ações e nossos pensamentos. Tudo conspira a nosso favor e apesar de às vezes acharmos o contrário, tudo se torna concreto e nossos objetivos viram realidade.
Foi com este pensamento, com esta vontade de realizar um sonho, que o paraense Nil Farias embarcou em busca dos tubos da vida, na Indonésia.
Ao mesmo tempo que escrevo estas poucas linhas, percebo que sonhos estão sendo realizados a todo o momento. Sonhos de pessoas que não se detém pelo tempo e nem pelas dificuldades que a vida impõe.
Quanto mais árdua é a luta para realizar um grande objetivo, mais compensador o resultado será.
Percebo também que estou realizando um dos meus grandes sonhos. O sonho de escrever para todo mundo. De poder divulgar o esporte que aprendi a amar e de falar um pouco da minha gente e do surf na região.
Não somos um grande centro. Nem quebram grandes ondas aqui no Pará. Mas como em todo lugar, temos bons dias de surf.
Por aqui quebra a onda mais longa do mundo. Que talvez seja o sonho de muitos. De muitos que estão distantes de nós. Assim como estamos distantes da Indonésia e de outros paraísos na terra.
Mas o que é real e o que nunca podemos esquecer: é a busca incessante do ser humano pelo desconhecido e pelo inusitado.
O que nos move é o amor por deslizar nas ondas. A vontade de descobrir e desbravar novos picos, de conhecer gente nova e novas culturas.
No meu ponto de vista, isso é e sempre será o que move o mundo. Por mais distantes que estamos de nossos sonhos, sempre valerá sonhar.
Tive a oportunidade de acompanhar Nil em seus últimos dias no Brasil antes dele ir para esta surftrip, pois estava, por acaso, hospedado em sua casa, em Fortaleza (CE). Muito bem assessorado por dona Bita, diga-se de passagem.
Fui eu quem deixou Nil no aeorporto. Notei que apesar das adversidades e dos contratempos, ele não desistiu. Como um bom e sagaz guerreiro em uma batalha sem fim, seguiu em frente.
Quanto a mim, digo-lhes apenas que os olhos de Nil brilhando no aeroporto me fizeram perceber e crer que apesar de tudo e de todos, viver a vida com toda intensidade que ela pode proporcionar e ir atrás de sonhos e objetivos – por mais impossível que possa parecer – sempre vai valer a pena.
Confira acima a galeria com imagens do arquivo pessoal de Nil Farias. Para saber mais sobre o surf no Pará, clique aqui e acesse o site de Denis Sarmanho.