Pena Longboard Classic

ASP reedita eventos no Brasil

0

André Luiz Deca defende o título sul-americano de longboard. Foto: Lima Jr.

Duas etapas do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) são a próxima atração da ASP South America no Brasil.

A Associação Nordestina de Surf (ANS) vai reeditar os eventos que estrearam com grande sucesso em 2009 na Bahia e em Pernambuco.

A grande novidade é o Pena Bahia Internacional Longboard Classic, que mudou de Salvador para a cidade de Camaçari e terá nível máximo 6 estrelas, distribuindo US$ 30 mil e 2.500 pontos na etapa marcada para os dias 13 a 15 de agosto na praia de Itacimirim.
 
Já o Pena Pernambuco Internacional Longboard Classic rola na semana seguinte, dias 19 a 22 na Baia de Maracaípe, Ipojuca, litoral Sul do estado. A premiação também aumentou para US$ 20 mil e o nível subiu de 3 para 4 estrelas.

 

No ano passado, o santista Picuruta Salazar, dez vezes campeão brasileiro, ganhou a etapa da Bahia e o carioca André Luiz Deca venceu a de Pernambuco para faturar o primeiro título sul-americano de longboard profissional da história da ASP South America.
 
“Pelo segundo ano consecutivo, conseguimos com muito esforço trazer para o Nordeste estes dois grandes eventos mais uma vez”, destaca Geraldo Cavalcanti, presidente da Associação Nordestina de Surf (ANS).
 
“É a maior e mais rica perna do longboard mundial no ano de 2010 e certamente receberemos os melhores atletas do mundo na modalidade. Em paralelo ao evento internacional masculino do ASP Longboard Qualifying Series, teremos categorias amadoras, como Júnior, Adulto, Master, Legend e a Feminina Profissional, válida pelo Circuito Brasileiro”, anuncia Geraldinho, como o dirigente é mais conhecido.
 
“Os eventos começam sempre na quinta-feira com as categorias Feminina e demais categorias amadoras, com os profissionais do masculino entrando na água a partir da sexta-feira”, esclarece Geraldo Cavalcanti.

Abertura no Peru Além do aumento da premiação e do nível de pontuação das duas etapas promovidas pela Associação Nordestina de Surf no Brasil, a outra grande novidade da ASP South America para os pranchões neste ano foi o Huanchaco Longboard Pro Peru que inaugurou o calendário 2010 do ASP Longboard Qualifying Series no mês de janeiro.

 

O brasileiro Rodrigo Sphaier, de Saquarema (RJ), derrotou o peruano Piccolo Clemente na final e faturou o título da etapa com nível máximo 6 estrelas disputada nas ondas da Playa El Elio de Huanchaco, em Trujillo, Peru.
 
Rodrigo Sphaier lidera o ranking do ASP South America Longboard Series 2010, seguido por Piccolo Clemente e pelos brasileiros Picuruta Salazar e Matheus Cunha, que ficaram nas semifinais e dividem o terceiro lugar.

 

O defensor do título sul-americano, André Luiz Deca, não começou bem a temporada. O carioca parou em Jaime Viúdes na segunda fase e foi um dos 16 competidores empatados em 17º lugar no Huanchaco Longboard Pro Peru.

 

As inscrições para a categoria profissional do Pena Longboard Classic poem ser feitas pela ASP South America no telefone (0xx48) 3232-1009, pelo e-mail [email protected] ou diretamente no site ASP South America.

 

Já as categorias amadoras e a Feminina podem contactar a ANS pelo fone (0xx81) 3463-1963 ou pelo e-mail [email protected].

 

O Pena Bahia Internacional Longboard Classic 6 estrelas é realizado com patrocínio da Pena Surf Wear, do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiatursa, da Prefeitura Municipal de Camaçari e Power Balance. Apoio : Pranchas Samir & Silva Shaper Design, Blocos Teccel, Pousada da Espera e Rede Outlight Mídia Exterior. Cobertura oficial: Canal Woohoo, ESPN Brasil, Cearasurf, Surfguru, Waves, Ondulação e Blog PE.
 
O Pena Pernambuco Internacional Longboard Classic 4 estrelas também tem patrocinio da marca Pena, do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Secretaria de Esporte e Empetur, Prefeitura Municipal de Ipojuca por meio da Secretaria de Turismo. Apoio: Blocos Teccel, Rádio Transamérica, Pousada Maracaipe, Pousada Maraca Beach, Pousada dos Coqueiros e Bar do Marcão. Cobertura oficial: Canal Woohoo, ESPN Brasil, Cearasurf, Surfguru, Surfbahia, Waves, Ondulação e Blog PE.