Palco de grandes e memoráveis campeonatos de surf, a praia de Pitangueiras, junto ao Canto do Maluf, recebe mais uma importante decisão neste final de semana (20 e 21/11).
Revelador de novos talentos e também aglutinador de surfistas de ponta, seja na Master ou na Longboard, o Rip Curl Guarujaense terá a segunda e última etapa, reunindo atletas em oito categorias.
Mais do que os títulos municipais de 2010, o Circuito definirá o supercampeão da temporada, disputa extra, criada em 2002, valendo uma moto zero quilômetro.
A disputa especial é realizada logo depois das decisões da etapa e cada campeão guarujaense (exceto da categoria Estreantes) volta ao mar, em baterias individuais, de 15 minutos, valendo as duas melhores ondas.
“Temos dois momentos especiais. A definição dos campeões da cidade e depois a disputa pela moto, o que garante emoção até os instantes finais do evento”, afirma o presidente da Associação Guarujaense de Surf, Ricardo Simonian, o Roley. “Todos os anos sempre tivemos grandes disputas. E este ano não será diferente”, avalia Roley.
O título de supercampeão foi criado em 2002, com Rodrigo Silva sendo o primeiro vitorioso. No ano seguinte, Ricardo Silva comemorou a conquista. Em 2004 quem superou os outros campeões foi Leonardo Oliveira. Já em 2005, Ricardo Silva repetiu a dose. Em 2006, o dono da festa foi Magno Pacheco. Depois, Emerson Silva faturou duas motos seguidas, em 2007 e 2008, mesmo ano que se sagrou campeão estadual.
Na temporada passada, o baiano de Itacaré, radicado em Guarujá, foi o melhor entre todos, com apenas 15 anos de idade. Para chegar à disputa ele faturou o título Júnior. Outro destaque foi Victor Bernardo, com as conquistas na Iniciantes e na Mirim.
Master Já neste ano, na etapa inicial, realizada na praia de Pernambuco, o grande destaque ficou para a categoria Master. O experiente Jojó de Olivença, 43, também natural da Bahia, venceu a disputa, com direito à maior nota do evento, 9.50, e a melhor somatória, 18 pontos de um total de 20 possíveis.
Também mereceram destaque Deivid Silva, Yagê Araújo e Wesley Santos, com duelos emocionantes na Júnior e na Mirim. Deivid, campeão brasileiro Mirim este ano, levou na Júnior, enquanto que Wesley Santos faturou entre os Mirins.
Léo Guimarães levou na Estreantes, Vitória Tebet foi a melhor na Feminino, Edgar Groggia garantiu o primeiro lugar na Iniciantes, Luan Xavier venceu na Longboard e Wesley Moraes, na Open.
Horários A etapa final do Rip Curl Guarujaense de Surf tem início sábado, às 8 horas, com a categoria Open. Os surfistas da Júnior, Mirim, Iniciantes, Feminino e Longboard também entram no mar no primeiro dia. Já no domingo, o evento recomeça no mesmo horário, com os atletas da Master.
As finais serão realizadas das 9:15 às 11:55 horas, pela ordem, as categorias Estreantes, Mirim, Feminino, Iniciantes, Júnior, Master, Longboard e Open. Na sequência, a partir do meio-dia, começam as disputas pelo título de supercampeão, com a cerimônia de premiação marcada para 13:45 horas.
Resultados da primeira etapa do Rip Curl Guarujaense 2010
Open
1 Wesley Moraes
2 Caio Faria
3 Marcelo Santos
4 Luan Carvalho
Master
1 Jojó de Olivença
2 Jair de Oliveira
3 Paulo Matos
4 Tekinho do Tombo
Júnior
1 Deivid Silva
2 Wesley Santos
3 Yagê Araújo
4 Luan Carvalho
Mirim
1 Wesley Santos
2 Yagê Araújo
3 Victor Bernardo
4 Deivid Silva
Iniciantes
1 Edgard Groggia
2 Victor Bernardo
3 Gabriel André
4 Leonardo Martinez
Estreantes
1 Léo Guimarães
2 Victor Mendes
3 Alisson Mota
4 Herbert Moreno
Longboard
1 Luan Xavier
2 Danilo Rodrigo
3 Daniel Farias
4 Le Pereira
Feminino
1 Vitória Tebet
2 Juliana Meneghel
3 Kalu Freitas
4 Beatriz Costa