A Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) confirmou os 80 participantes da decisão do Brasil Surf Pro 2010, nos próximos dias 8 a 12, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Nove deles vão chegar à capital carioca com chances matemáticas de conquistar o título máximo do surfe nacional, na etapa que fecha a temporada mais rica da história do Circuito Brasileiro.
O catarinense Jean da Silva lidera o ranking e os principais adversários são o potiguar Alan Jhones e o baiano Bruno Galini.
Para os outros seis concorrentes, só interessa a vitória no Rio de Janeiro, além de dependerem dos resultados dos três primeiros na classificação das quatro etapas. No feminino, Suelen Naraisa já é bicampeã.
Como em toda a temporada, São Paulo também terá o maior pelotão estadual na Barra da Tijuca, com Hizunomê Bettero e Heitor Pereira fazendo parte da lista dos que a única chance é vencer.
Os paulistas são maioria nas duas categorias, com doze na masculina e cinco na feminina. Mas, o Rio de Janeiro tem quatro convidados para esta etapa e ficou só com um a menos em cada, tanto de homens como de mulheres.
Um dos convidados é o bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que está na briga do título, assim como um dos cariocas da elite do BSP, Pedro Henrique, ambos precisando da vitória na Barra.
Também com um de diferença em cada categoria, Santa Catarina apresenta o terceiro maior número de competidores na grande final da Divisão Principal do Circuito Brasileiro.
Toda expectativa é para o líder Jean da Silva, que pode quebrar o tabu de nenhum catarinense ter conquistado o título máximo do surfe nacional.
Com ele, serão dez catarinenses competindo na Barra da Tijuca no masculino e três meninas, contra onze surfistas e quatro do Rio de Janeiro no feminino e doze e cinco paulistas, respectivamente.
O Ceará terá nove no masculino, com Felipe Martins e Isaias Silva confirmando seus nomes no G-10 do ranking de acesso no último domingo em Fortaleza, na decisão do Circuito Nordestino.
Felipe já participou do Brasil Surf Pro 2010 junto com os oito cearenses da elite, mas para o jovem Isaias é a primeira vez entre as estrelas do surfe brasileiro.
Quem também vai estrear neste ano é Tita Tavares. A tetracampeã brasileira foi convidada para substituir a paranaense Nathalie Martins nesta etapa.
Serão doze estados representados. Depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará, vem a Bahia com sete atletas, Pernambuco com cinco, incluindo Patrick Tamberg, de Fernando de Noronha, seguido pelo Rio Grande do Norte (4 surfistas), Paraiba (3), Paraná (2), Rio Grande do Sul (2), Alagoas (1) e o Espirito Santo (1), de Krystian Kymmerson, que encabeça a lista dos 10 do ranking de acesso.
G-10 do acesso Apesar de liderar o ranking, Jean da Silva não faz parte do grupo de 46 surfistas da elite do Brasil Surf Pro 2010.
Ele perdeu sua vaga no ano passado, mas ficou perto e participou das primeiras etapas no lugar do também catarinense Marco Polo, que estava no ASP World Tour.
Só que Polo saiu da elite mundial e voltou para a nacional, com Jean agora entrando pelo G-10 do acesso, aproveitando a oportunidade criada pela ABRASP para os que ficam de fora da Divisão Principal.
Os dez indicados para a grande final da temporada na Barra da Tijuca foram definidos domingo, na final do Circuito Nordestino em Fortaleza. O único que entrou na relação nesta etapa foi Isaias Silva, tirando a chance do também cearense Antonio Eudes na última hora.
O primeiro da lista é Krystian Kymmerson (ES), seguido por Gilmar Silva (SP), Felipe Martins (CE), Robson Santos (SP), Jean da Silva (SC), Igor Morais (RJ), Isaias Silva (CE), Marcelo Nunes (RN), Patrick Tamberg (FN) e Flavio Nakagima (SP).
Atletas da última etapa do Brasil Surf Pro
São Paulo 17 atletas (14 da elite + 3 reforços) – Hizunomê Bettero e Heitor Pereira na briga do título brasileiro, Renato Galvão, David do Carmo, Odirlei Coutinho, Bruno Moreira, Emerson Piai, Alex Ribeiro e Ricardo Ferreira já são da elite e os três reforços na Barra da Tijuca são Gilmar Silva, Robson Santos e Flávio Nakagima. Já o time feminino, capitaneado pela bicampeã brasileira de 2009/2010, Suelen Naraisa, tem mais quatro surfistas, Camila Cássia, Luana Coutinho, Cláudia Gonçalves e Bruna Queiroz.
Rio de Janeiro 15 atletas (10 da elite + 5 reforços) – Leo Neves e Pedro Henrique são os cariocas que ainda estão na disputa do título brasileiro. Pedro, Gustavo Fernandes, Bruno Santos, Leandro Bastos e Simão Romão são da elite e Jorge Spanner ganhou convite por contusão para o ano todo. Igor Morais é um dos 10 da Divisão de Acesso e Leo Neves é um dos convidados, junto com Victor Ribas, Raoni Monteiro e Anselmo Correia. No feminino, Andréa Lopes, Gabriela Teixeira, Taís de Almeida e Brigitte Mayer.
Santa Catarina 13 (10 da elite + 3 reforços) – o líder do ranking, Jean da Silva, é um dos 10 que o ranking da Divisão de Acesso classificou para a grande final do Brasil Surf Pro 2010. Ele é o único de Santa Catarina na lista e vai reforçar o time catarinense junto com dois convidados, Guga Arruda e Diego Rosa. Já Marco Polo, Willian Cardoso, Beto Mariano, Guilherme Ferreira, Felipe Ximenes, Tomas Hermes e Raphael Becker, são da elite, assim como Juliana Quint, Gabriela Leite e Chantalla Furlanetto no feminino.
Ceará 10 (7 da elite + 3 reforços) – o atual campeão brasileiro Messias Félix, André Silva, Michel Roque, Edvan Silva, Thiago de Sousa, Márcio Farney e Itim Silva são da elite do BSP 2010 e mais dois estarão no Rio de Janeiro pela Divisão de Acesso, Felipe Martins e Isaias Silva, que vai estrear na Divisão Principal. E nesta última etapa, o Ceará também estará representado pela tetracampeã brasileira Tita Tavares.
Bahia 7 (6 da elite + 1 reforço) – Bruno Galini é forte concorrente ao título brasileiro e Rudá Carvalho também está na lista dos nove com chances de ser campeão de 2010. Franklin Serpa, Alandreson Martins, Wilson Nora e Bino Lopes, são os outros baianos da elite e Flávio Costa é um dos convidados da etapa.
Pernambuco 5 (4 da elite + 1 reforço) – Alan Donato, Halley Batista e César Aguiar são da elite e Monik Santos ganhou convite especial da ABRASP pela contusão em 2009. Já Patrick Tamberg reforça o time pernambucano representando o arquipélago de Fernando de Noronha na Barra da Tijuca.
Rio Grande do Norte 4 (3 da elite + 1 reforço) – O estreante na elite deste ano, Alan Jhones, é vice-líder do ranking e pode ser o segundo campeão brasileiro do Rio Grande do Norte. Danilo Costa e John Max são os outros potiguares no BSP 2010 e Marcelo Nunes é um dos 10 indicados pelo ranking de acesso.
Paraíba 3 – o vice-campeão brasileiro de 2009, Jano Belo, Ulisses Meira e Diana Cristina.
Paraná 2 – o tricampeão brasileiro Peterson Rosa e Michaela Fregonese.
Rio Grande do Sul 2 – Daison Pereira foi top-6 em 2009 e o bicampeão gaúcho Rodrigo Dornelles.
Alagoas 1 – o campeão brasileiro de 2001, Tânio Barreto, que é um dos nove candidatos ao título.
Espírito Santo 1 – Krystian Kymmerson encabeça a lista dos 10 do ranking de acesso nesta etapa