Leticia Aiache

Revelação carioca no SUP

0

Com apenas 13 anos, Leticia Aiache conquista segundo lugar no Circuito Estadual de SUP do Rio de Janeiro. Foto: Mila Bulus.

Vela é outra paixão da jovem atleta. Foto: Arquivo Pessoal.

A jovem surfista Leticia Aiache, 13, surpreendeu ao conquistar o vice-campeonato do primeiro Circuito Estadual de SUP do Rio de Janeiro com um bom desempenho nas três etapas realizadas em 2010.

 

Apaixonada pelo mar desde pequena, Leticia exibiu um grande nível de manobras e me derrotaria na decisão da última etapa se não fosse minhas batidas salvadoras, inspiradas no surf de Alana Pacelli.

 

Nascida na Barra da Tijuca, Leticia começou a desenvolver o surf com apenas 7 anos na escolinha do ex-atleta profissional e grande surfista Dadá Figueiredo.

Aluna do experiente professor de SUP Claudio Cabelo, em dias sem ondas ela costuma remar com o pai até as Ilhas Tijucas, onde pratica mergulho e curte a natureza com vista para a praia da Barra.

 

“O SUP está se desenvolvendo rápido aqui no Rio de Janeiro e terá um futuro brilhante. Espero que cada vez mais pessoas descubram a maravilha deste esporte”, diz a atleta.

 

Leticia surfa de pranchinha, longboard e SUP, mas seu quiver ainda é pequeno. Ela possui um foguete 5’8” fabricado por Dadá Figueiredo, além de duas pranchas de stand up paddle.

 

A surfista conta com forte apoio dos pais e também se diz ótima aluna, apesar de praticar outras inúmeras atividades como vela náutica, esporte em que chegou a competir pelo Iate Clube do Rio de Janeiro.

 

“Discordo totalmente do famoso: não pratico esportes porque minha escola não me dá descanso. Aqui em casa fazemos de tudo para aproveitar o tempinho que temos para curtir a natureza, seja com uma caminhada na praia, pegando umas ondas, uma remada ou um simples mergulho no mar”, fala Leticia.

 

“Adoro surfar de stand up e sou a mascote do grupo. Corro com atletas consagradas como Carol Freitas (kitesurf), Angela Bauer (longboard / SUP) e Milena Amaral (bodyboard)”, conta a atleta, que no mês de janeiro conheceu o Hawaii.

 

“Foi maravilhoso! Conhecemos o North Shore de Oahu e surfamos picos como Sunset, Turtle Bay e Waikiki. Agradeço muito a meus pais por me incentivarem a levar uma vida simples e saudável ao lado da natureza”, finaliza Leticia.

 

A atleta não descansa neste mês segue para o Rio Grande do Norte, onde fará um curso de kitesurf. Depois Leticia embarca para conhecer o paradisíaco arquipélago de Fernando de Noronha (PE).