A primeira decisão de título brasileiro na temporada 2011 começa nesta terça-feira na praia do Campeche, Florianópolis (SC).
O Oakley Pro Junior 2011 recebe os melhores atletas do país na categoria Sub-20 para a competição que acontece até domingo na Ilha de Santa Catarina.
O paulista Caio Ibelli estava na Austrália desde o mês de janeiro e volta ao Brasil especialmente para tentar um inédito bicampeonato brasileiro Júnior da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).
No ano passado, a sede principal do evento era a praia da Joaquina, mas o último dia rolou no Campeche, já que as ondas estavam bem melhores para realizar as fases decisivas.
A grande final foi contra o baiano Marco Fernandez, que chega embalado pela vitória conquistada neste domingo na segunda etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro, válido pelo Circuito Catarinense Profissional e disputado na praia Mole, também em Florianópolis.
“É muita felicidade e estou até sem saber o que falar”, diz Marco Fernandez, depois da vitória inédita na carreira. “Eu vim lá da Bahia em busca desse título que é muito importante para eu conseguir a vaga para o Circuito Brasileiro Profissional e agora vou com tudo para a praia do Campeche”, completa o surfista.
Marco Fernandez e o defensor do título, Caio Ibelli, fazem parte da lista dos 16 cabeças-de-chave que entram direto na chave principal do Oakley Pro Junior.
Os primeiros adversários saem de uma triagem que define os 32 surfistas que completam a rodada de baterias com três competidores cada. Como no antigo formato do ASP World Tour, os vencedores dessa primeira fase do evento principal passam direto para a terceira, mas os perdedores têm uma nova chance de classificação na repescagem, quando os duelos mudam para o sistema homem-a-homem, que prossegue até a final.
Esta será a sétima edição do Oakley Pro Junior, porém apenas a terceira valendo pelo título brasileiro Sub-20. No início era uma competição especial só para convidados, mas em 2009 o evento foi homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional para decidir o melhor surfista profissional da categoria Júnior. O primeiro campeão foi o catarinense Alejo Muniz, que festejou a vitória nas ondas do Atalaia, em Itajaí (SC), e hoje é um dos cinco brasileiros na elite do ASP Tour.
Agora, uma das esperanças de um segundo título catarinense é Pedro Husadel, que mora na praia do Campeche e é filho de um dos grandes nomes do início da história do Circuito Brasileiro Profissional da Abrasp, David Husadel.
Pedro foi um dos destaques do Oakley Santa Catarina Surf Pro que terminou domingo na praia Mole, onde foi até as semifinais. Ele também fez bonito no Oakley Pro Junior do ano passado, perdendo apenas para o campeão Caio Ibelli nas quartas-de-final.
A primeira chamada aconetece nesta terça-feira a partir das 8 horas (horário de Brasília). Para assistir as baterias ao vivo, acesse o site Oakley Pro Junior 2011.
O Oakley Pro Junior 2011 é apresentado pela Azul Linhas Aéreas. Patrocínio: Oakley. Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes e da Power Balance. Divulgação: Fluir, Waves e Woohoo. O evento é homologado pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) e pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp). Organização: Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e a Associação de Surf do Campeche.
Baterias da triagem do Oakley Pro Junior 2011 (sujeita à alterações)
1 Gustavo Machado (SC), Adriano Maciel (SC) e Jonatan Lima (SC)
2 João Paulo Abreu (SC), Rafael Teixeira (ES) e Tales Luis (PE)
3 Icaro Lopes (CE), Matheus Faria (RJ) e Renan Argemiro (SC)
4 Samuel Igo (PB), Alexandre Bessi (SC) e João Moura (PR)
5 Thiago Barcellos (RJ), Vitor Valentim (PR) e Wesley Santos (SP)
6 Thomas Demetrio (CE), Gabriel Adisaka (SP) e Matheus Salazar (SP)
7 Cainã Barletta (SC), Filipe Toledo (SP) e Pedro Aguiar (SP)
8 Nathan Brandi (SP), Bruno Lopes (SC) e Gabriel Farias (PE)
9 Mariano Arreyes (RJ), Arthur Bitencourt (SC) e Gustavo Ramos (SC)
10 Geovani Ferreira (SP), Jonathan Busseti (SC) e Pedro Coffers (SP)
11 Luan Carvalho (SP), Edgar Groggia (SP) e Luis Diniz (SP)
12 Evandro Lima (SP), Irwin Ravi (SC) e Wesley Morais (SP)
13 Thiago Guimarães (SP), Arthur Aguiar (SP) e Italo de Souza (SP)
14 Persio Nóbrega (SC), Jonathan Lanzelloti (RJ) e Ramoni Lima (SP)
15 Diego Mendes (CE), Victor Drews (SC) e Vinicius Wichrestiuk (BA)
16 Sidney Guimarães (SP), Daniel Gonçalves (RJ) e José Muniz (SC)
Cabeças-de-chave
1 Diego Michereff (SC)
2 Vicente Romero (SC)
3 Matheus Toledo (SP)
4 Yan Guimarães (RJ)
5 Italo Ferreira (RN)
6 Cauê Wood (SC)
7 Pedro Husadel (SC)
8 Caio Ibelli (SP)
9 Marco Fernandez (BA)
10 Krystian Kymmerson (ES)
11 Yuri Gonçalves (SC)
12 Bryan Franco (SP)
13 Peterson Crisanto (PR)
14 Luel Felipe (PE)
15 Filipe Braz (RJ)
16 Matheus Navarro (SC)