Estadual do Rio

Galini comanda ataque

0

Bruno Galini tem boa apresentação na abertura da segunda etapa do Rio Surf Pro. Foto: Pedro Monteiro.

Local do Recreio, Daniel Munhoz surpreende e derrota Jean da Silva, atual campeão brasileiro. Foto: Pedro Monteiro.

Válido pela segunda etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro, o Arnette e Mate Leão apresenta Rio Surf Pro 2011 começou nesta sexta-feira na praia do Recreio dos Bandeirantes (RJ).

 

Surfistas de nove estados duelaram em busca de preciosos pontos no ranking do Brasil Tour e no ranking estadual em boas ondas de meio metro no Canto do Recreio.

 

O maior destaque do dia foi o baiano Bruno Galini. Atual campeão nordestino, Galini venceu os surfistas Thiago Vilar (2º) e Giuliano Arreyes (3º) com uma ótima atuação na terceira bateria do evento.

 

Em uma boa onda para a direita, próxima da pedra do Pontal, o surfista fez uma ótima rasgada, seguido de um belo floter e mandou um aéreo alto com as duas mãos na borda.

 

Focado na bateria, o surfista de ilhéus somou mais uma boa onda para avançar à próxima fase da competição.

 

“Meu foco esse ano é ser campeão do Brasil Surf Pro. Venho fazendo um bom trabalho com meu shaper, Joca Secco, e essa etapa está sendo muito boa para testar novos equipamentos durante uma competição”, diz Bruno Galini, o terceiro melhor surfista do Brasil Surf Pro em 2010.

 

Outra boa apresentação foi a do atleta da nova geração carioca Daniel Munhoz. Na décima quarta bateria da primeira fase, o surfista local do Canto do Recreio venceu ninguém menos do que o atual campeão brasileiro, Jean da Silva.

 

Com apenas 17 anos, o surfista apostou todas as forças nas ondas em que treina diariamente. ”Competir no Canto é perfeito. Todo dia surfo aqui e sabia que essas direitas funcionariam na minha bateria”, comemora Daniel.

 

As disputas recomeçam neste sábado, às 8 horas, com os seis confrontos da segunda fase. A grande final está prevista para acontecer por volta das 14 horas deste sábado.

 

Proteção Dando continuidade ao projeto de cercamento da vegetação costeira da cidade do Rio de Janeiro, a Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro) e a Associação do Canto do Recreio anunciaram a colocação de 70 toras de madeira de reflorestamento para proteger a restinga e mais 450 metros de arame para fortificar essa limitação.

 

“Já são 11 anos do começo da nossa preocupação com a restinga. Lançamos esse projeto durante o Pontal Eco Classic, no ano de 2000, junto com o Recreio Surf Clube e fizemos o primeiro canteiro de proteção da vegetação costeira”, diz Abílio Fernandes, presidente da Feserj.
 
O Arnette e Mate Leão apresenta Rio Surf Pro 2011 – evento especial de nível 3A do Circuito Brasileiro Profissional – oferece 1.000 pontos no ranking Brasil Tour ao vencedor e R$ 30 mil em prêmios, sendo R$ 8 mil para o campeão da etapa.