O Posto 5 Big Wave Challenge aconteceu no último domingo com ondas de até 2 metros e muitos tubos na praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ).
O evento reuniu um seleto grupo de especialistas em ondas grandes para desafiar o potente swell que atingiu o litoral do Rio de Janeiro durante o final de semana.
Destaque para o bodyboarder local Francirley Ferreira, que faturou o caneco do campeonato e de quebra, levou as categorias Melhor Manobra e Melhor Tubo.
O Posto 5 é conhecido por suas ondas pesadas e perfeitas. Quando o mar fica de ressaca, o Sorriso – uma onda oceânica com muito volume de água – se estende por aproximadamente 400 metros até quebrar com força na praia.
“Vimos com antecedência que o swell chegaria bem grande e concluímos que as condições ficariam perfeitas para a praia de Copacabana. Sabíamos que o sorriso iria quebrar, então reunimos o pessoal local, convidamos alguns atletas de fora e organizamos, em menos de dois dias, o primeiro desafio de ondas grandes do Rio de Janeiro”, afirma Flavio Brito, um dos organizadores do evento.
Vale ressaltar que o desafio contou com juízes do quadro internacional da IBA (International Bodyboarding Association).
Entre eles, estava Toni Obenza, head judge do circuito espanhol e europeu de bodyboard. “Este evento mostra para muita gente que o Brasil tem ondas sim”, comenta Obenza.
“Não acredito que fizeram um evento em condições clássicas no quintal da minha casa e saí vitorioso. Precisava da vitória para ficar mais tranqüilo e focar nos objetivos. Quero ser campeão estadual profissional e voltar para a elite do circuito brasileiro”, afirma Francirley.
A Associação de Bodyboarding de Copacabana pretende fazer um outro desafio ainda este ano. Isso se as condições forem tão perfeitas quanto as do último domingo.
Resultados do Posto 5 Big Wave Challenge
1 Francirley Ferreira
2 Mateus Costa
3 Juan Ferreira
4 Giu Lara
5 Rodrigo Fernandez
5 Raphael Viana
Melhor tubo Francirley Ferreira
Melhor manobra Francirley Ferreira
Maior vaca Mateus Costa