Defensor do título da etapa brasileira do ASP World Tour, o potiguar Jadson André não quis nem saber se o mar estava fechando e foi logo para água treinar na manhã desta quarta-feira na Barra da Tijuca (RJ), onde rola o Billabong Rio Pro, terceira etapa do circuito.
Ele se atirou sem dó nas bombas da série e ao sair da água analisou as condições que impediram o início da prova.
“O mar esta bem difícil. Tem um tamanho, mas a formação não está muito boa e as ondas estão fechando bastante. Acredito que teremos dias bem melhores. Com certeza a melhor opção para hoje é que não role o campeonato e esperemos por melhores condições”, analisa Jadson André, atualmente na nona posição do ranking.
Em 2010, quando a etapa brasileira era realizada em Imbituba (SC), Jadson venceu a prova ainda em seu ano de estreia na elite, ao derrotar o dez vezes campeão mundial Kelly Slater em uma final épica, diante de milhares de torcedores brasileiros.
O feito colocou o nome do jovem brasileiro em evidência no cenário internacional do esporte e o deixa na condição de defensor do título da etapa no Rio de Janeiro, porém em ondas diferentes do cenário onde conquistou a vitória.
“Este é um campeonato totalmente diferente de Imbituba. Aqui você não pode escolher muito as ondas, tem que estar preparado para qualquer condição de mar. Estou surfando sem pressão de ter que vencer o campeonato. Quero apenas surfar e passar bateria por bateria. Foi assim que eu fiz em Imbituba e é assim que faço em todos os campeonatos que participo”, revela o potiguar.
Atualmente na quarta colocação do ranking, o paulista Adriano de Souza também mandou ver na manhã desta quarta e treinou forte nas bombas da Barra, onde busca uma posição ainda melhor no ranking, conquistada depois de uma ótima atuação em Bells Beach, Austrália, onde ficou com a terceira colocação.
Além deles, os atletas brasileiros que completam a elite mundial do surf são o catarinense Alejo Muniz, o carioca Raoni Monteiro e o cearense Heitor Alves.
O paranaense Peterson Crisanto e o catarinense Ricardo dos Santos também garantiram participação na prova, ao receberem convite da Billabong, patrocinadora dos atletas e da etapa.
Antes da primeira bateria do evento, uma triagem oferecerá mais duas vagas aos brazucas, que será disputada entre os cariocas Simão Romão, Igor Morais e Leandro Bastos, além do catarinense Jean da Silva.
Isso graças aos norte-americanos Brett Simpson e Dane Reynolds, que assim como o havaiano Fred Patacchia estão contundidos e não participam da prova.
Uma nova chamada para possível início da competição acontece nesta quinta-feira às 7 horas da manhã.
Clique aqui para ver o Billabong Rio Pro ao vivo
Billabong Rio Pro 2011
Primeira fase
1 Owen Wright (Aus), Heitor Alves (Bra) e Bobby Martinez (EUA)
2 Adrian Buchan (Aus), Adam Melling (Aus) e Kai Otton (Aus)
3 Taj Burrow (Aus), Alejo Muniz (Bra) e convidado
4 Mick Fanning (Aus), Dusty Payne (Haw) e convidado
5 Jordy Smith (Afr), Patrick Gudauskas (EUA) e convidado
6 Kelly Slater (EUA), Julian Wilson (Aus) e convidado
7 Bede Durbidge (Aus), Jadson André (Bra) e Gabe Kling (EUA)
8 Jeremy Flores (Fra), CJ Hobgood (EUA) e Josh Kerr (Aus)
9 Damien Hobgood (EUA), Tiago Pires (Por) e Raoni Monteiro (Bra)
10 Michel Bourez (Tah), Chris Davidson (Aus) e Cory Lopez (EUA)
11 Adriano de Souza (Bra), Kieren Perow (Aus) e Daniel Ross (Aus)
12 Joel Parkinson (Aus), Matt Wilkinson e Taylor Knox (Aus)