O Brasil começou o dia com oito atletas na disputa por uma vaga no domingo decisivo do Peruvian Inka Challege, etapa GQS (Global Qualifying Sries) 6 estrelas disputada na praia de Chilca, Peru.
No entanto, apenas o capixaba Lucas Nogueira conseguiu garantir vaga nas quartas-de-final e é o único brasileiro na disputa pelos 2.000 pontos no ranking mundial de acesso.
Em uma disputa bastante acirrada, Lucas precisou derrotar o líder do ranking mundial GSS, Jeff Hubbard, autor do melhor somatório do evento nas oitavas-de-final, 17,50.
Em uma bateria acirrada com o atual campeão de Pipeline, Lucas mostrou toda sua força e venceu por 14.10 ax 13.30 e garantiu sua vaga nas quartas.
Na próxima fase, Lucas tem pela frente outro duelo complicado. O brasileiro enfrenta o australiano Mitch Rawlins por uma vaga na semifinal da competição peruana.
Além de Lucas Nogueira, Luis Villar também alcançou as oitavas-de-final, mas foi vencido em uma bateria muito disputada, diante do canário Igor Sanchez. Com o resultado, Luis terminou na nona posição e somou 1.000 pontos no ranking GQS.
Os outros seis brasileiros – Renan Faccini, Léo Costa, Hermano Castro, Roberto Bruno, Adriano Silveira e Kalani Lattanzi – acabaram eliminados no terceiro round.
Neste domingo, serão decididos os campeões do evento, tanto do GQS Masculino quanto do GSS Drop Knee. As duas fases começam com baterias nas quartas-de-final e a previsão é que o evento seja iniciado às 10 horas (horário de Brasília).