Mundial de SUP

Família embarca unida

0

Leco e Picuruta Salazar disputam terceira etapa do Mundial de SUP no Tahiti. Foto: Fábio Maradei.

O ícone Picuruta Salazar e seu filho, o santista Leco Salazar, viajam nesta quarta-feira para Sapinus, Tahiti, onde disputam a terceira etapa do Circuito Mundial Profissional de Stand Up entre os dias 28 de maio e 5 de junho.

Atual vice-líder do ranking, Leco chega como um dos grandes favoritos. Na abertura do Circuito, no Hawaii, ele foi o quinto colocado. Depois, na França, ficou em segundo lugar.

“Essa é a primeira vez que vamos para o Tahiti. Meu pai, com 50 anos, nunca tinha ido para lá. Só eu mesmo para levar o velho”, brinca Leco, de 23 anos e patrocinado pelas marcas HD, Imagine, Mormaii, SurfStore e Okumura.

“Ele me passa toda a sua experiência. Se puder, estará em todos os campeonatos”, fala Leco, lembrando que o atual líder e vencedor das duas etapas, o havaiano Kai Lenny sempre está acompanhando do pai.

A expectativa para o título mundial é grande, sobretudo porque depois acontece a etapa do Brasil, em Ibiraquera (SC), onde Leco faturou o título brasileiro de 2009 e venceu a disputa do mundial no ano passado.

“Essa etapa do Tahiti é novidade e promete ser muito acirrada. É uma onda forte. Depois ainda temos Brasil, Califórnia (EUA), Austrália e Hawaii. Vou para todas. Meus patrocinadores estão acreditando e investindo no meu surf e vou confiante”, ressalta Leco.

Para Picuruta, o filho ainda tem muito a evoluir e aparece com chances reais de brigar pelo título mundial. “Ele vem mostrando muita habilidade, técnica, garra. Ainda temos muito circuito pela frente e esta etapa do Tahiti será importante”, ressalta o veterano surfista, dez vezes campeão brasileiro profissional de longboard, ainda no Tour Mundial e que conta com apoio da Local Motion, Oakley, Surftrip, Reef e New Advance.

Depois, será a vez do Mormaii Ibiraquera Pro, no litoral catarinense, de 3 a 11 de setembro. A quinta etapa do ranking será Huntington Beach, Califórnia (EUA), de 28 de setembro a 4 de outubro.

Na sequência rola o evento em Philip Island, Austrália, de 3 a 10 de novembro, e o Hawaii fecha o tour de 26 de novembro a 4 de dezembro.