Muitos falam que o período das ondas acaba em março no Hawaii. Verão é tempo de mergulhar, treinar e trabalhar bastante. Mas não é bem por aí, na realidade o arquipélago tem onda quase o ano inteiro.
Esta temporada tem sido um bom exemplo. As ondas não param de bombar no North Shore da ilha de Oahu. O mês de maio foi tão bom de onda que os outros lados da ilha caíram no esquecimento de muitos.
Ao Sul da ilha, a cidade de Honolulu respira surf. Todo mundo surfa, inclusive aqueles que ainda não enfrentam o North Shore, como crianças, coroas e mulheres. São mais de 50 picos na “town”, todos com alguém na água. Ala Moana Bowls é com certeza a onda mais perfeita e divertida de Honolulu mas, sem dúvida, a mais crowdeada.
Entramos na água ainda escuro e já tinham 15 fissurados no pico. A onda é perfeita, mas disputada, e com um nível de surf muito alto.
Depois de cada um surfar um pouco, dirigimos para o lado Oeste da ilha. Surfamos em Maili Point com mais cinco cabeças na água. Foi um dia alucinante, que começou às 4 horas da manhã e terminou praticamente à noite.
Depois de três sessions, altas ondas e altas fotos, o pensamento em questão foi: existe alguma ilha desse mundo com mais onda do que Oahu?