Válida pelo Circuito Brasileiro Profissional, a primeira etapa do Brasil Surf Pro 2011 começou nesta quarta-feira na praia do Cupe, Ipojuca (PE).
Clique aqui para ver as fotos
As meninas da elite nacional caíram na água e definiram os confrontos das quartas-de-final do evento que distribui os primeiros 1.000 pontos no ranking, além de R$ 40 mil de premiação total.
A experiente Tita Tavares, 36, comandou as ações do primeiro dia nas ondas de meio metro, formação regular e muito vento no litoral pernambucano.
Na primeira bateria das oitavas, a tetracampeã nacional avançou ao lado da bicampeã Suelen Naraísa com a maior nota e o somatório do dia nas ondas do Cupe.
Tita, que retorna à elite brasileira nesta temporada, apostou nas direitas e com boas rasgadas de frontside somou 15.00 pontos em notas 7.17 e 7.83.
“Foi uma estreia difícil, mas venho treinando bastante na praia da Vizinho, Fortaleza, em um mar parecido com este”, conta a cearense, que assim como muitas surfistas do evento está sem patrocínio nesta temporada.
“Não é fácil, às vezes o trabalho acaba não sendo reconhecido. Mas estou feliz só de estar aqui, voltando ao Brasil Surf Pro. É isso o que eu mais gosto de fazer”, afirma Tita.
Na defesa pelo tricampeonato, a ubatubense Suelen Naraísa demonstrou sintonia com as ondas e somou 10.34 em boas batidas de frontside. A atleta não deu chances às paulistas Camila Cássia (3ª) e Natalie Paola (4ª), que tentavam o segundo lugar e acabaram eliminadas.
“A bateria foi boa, o vento diminuiu um pouco e as ondas ficaram legais. A disputa já começou pegando fogo, mas consegui achar algumas esquerdas e estou feliz por ter passado”, conta Suelen, que acaba de voltar de Seignosse, França, onde disputou uma etapa da divisão de acesso para o circuito mundial.
“Fiz um quinto lugar lá na França, mas abri mão do circuito mundial para disputar o campeonato brasileiro. Estou concentrada, preparada e animada para tentar ser novamente campeã do Brasil Surf Pro”, finaliza a ubatubense.
Outro destaque do dia foi a paraibana Diana Cristina. Na última bateria das oitavas, Tininha cravou a segunda melhor média do dia, 14.27, na bateria que também classificou a paulista Luana Coutinho e eliminou a carioca Brigitte Mayer (3ª) e a catarinense Marina Werneck (4º).
“O mar está difícil, a onda gorda e demorada. Mas já batalhei dois anos por esse título brasileiro e não vou desistir tão cedo. Estou há três anos sem patrocínio e não é fácil, mas espero começar bem o ano aqui no Cupe”, conta Diana.
Também avançaram às quartas-de-final, quando os duelos passam a ser em baterias mulher-a-mulher no Cupe, as atletas Monik Santos (PE), Gabriela Teixeira (RJ), Juliana Quint (SC) e Gabriela Leite (SC).
Clique aqui para ver o evento ao vivo.
Quartas-de-final do Brasil Surf Pro 2011
1 Suelen Naraisa (SP) x Tita Tavares (CE)
2 Monik Santos (PE) x Gabriela Leite (SC)
3 Juliana Quint (SC) x Luana Coutinho (SP)
4 Diana Cristina (PB) x Gabriela Teixeira (RJ)
Leia mais