Inspirado nas manobras de frontside, o catarinense Tomas Hermes faturou a etapa de abertura do Brasil Surf Pro 2011, encerrada neste domingo na praia do Cupe, Ipojuca (PE).
Clique aqui para ver as fotos
Depois de apostar nas direitas durante todo o evento, o catarinense usou a mesma estratégia no dia decisivo e foi recompensado com a vitória em cima do baiano Bruno Galini pelo placar de 17.34 a 13.16 na grande final.
“Estou muito feliz de largar na frente. Ano passado terminei o circuito com uma vitória na etapa da Barra da Tijuca (RJ) e é muito gratificante vencer aqui no Cupe também”, comemora Tomas.
Disputada em ondas de até 1 metro e prejudicadas pelo forte vento, a final reuniu os surfistas mais consistentes e donos de algumas das melhores atuações durante os cinco dias de competição no litoral Sul pernambucano.
Tomas, que havia quebrado sua prancha na vitória contra Jano Belo na semifinal, abriu a decisão com notas 7.00 e 8.17 em duas direitas do Cupe. Ele viu Galini ameaçar a liderança com nota 8.83 com belas batidas e rasgadas em mais uma direita.
Mas o atleta de Barra Velha decolou em um aéreo superman e inverteu o bico na junção para cravar 9.17, a maior nota do dia, e jogar a pressão para Galini, que não tinha uma segunda onda boa no somatório. Galini precisava de 8.52 para reverter o placar e arriscou tudo, mas em ondas de menor expressão terminou com apenas 4.33 pontos na nota de troca.
“Foi um bom resultado. É claro que toda vez que a gente chega na final quer vencer, mas infelizmente não deu. O Tomas está de parabéns, está surfando muito, com manobras modernas. Ele achou duas ondas boas na bateria e eu só achei uma”, afirma o baiano de Ilhéus, que agora disputa a sexta etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional na vizinha praia de Maracaípe.
“Desde o ano passado venho vencendo algumas etapas do Nordestino e vou continuar trabalhando muito forte para conquistar bons resultados, tanto no regional como no Brasileiro”, completa Galini.
Tomas Hermes, que já havia vencido a última etapa do BSP 2010 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), embarca direto para Ericeira, Portugal, onde disputa a etapa Prime do circuito mundial a partir de terça-feira.
“Esse campeonato me deu um rip. Acordei cedo todos os dias, estou treinando, alongando e fazendo os exercícios técnicos aqui no Cupe. Surfar pelo menos três vezes por dia me deu bastante gás para chegar a Portugal e representar o Brasil”, revela o campeão.
Além disso, o catarinense assume a liderança do ranking do Circuito Brasileiro Profissional e leva para casa R$ 25 mil de premiação. “O Galini vinha em um momento muito bom e sabia que teria que radicalizar ao máximo para vencer. Acabei quebrando minha prancha na semi e não estava tão confiante. Mas fiz o meu melhor e os juízes souberam avaliar minhas manobras”, comemora Tomas.
O paraibano Jano Belo e o potiguar Alan Jones foram barrados na semifinal e terminaram em terceiro, com 730 pontos no ranking e R$ 7 mil de premiação.
A próxima etapa do Brasil Surf Pro acontece entre os dias 13 e 17 de julho na praia de Geribá, Búzios (RJ).
Resultado do Brasil Surf Pro 2011
1 Tomas Hermes (SC)
2 Bruno Galini (BA)
3 Alan Jones (RN)
3 Jano Belo (PB)
5 Marcio Farney (CE)
5 Caio Ibelli (SP)
5 Krystian Kymerson (ES)
5 Simão Romão (RJ)
9 Isaías Silva (CE)
9 Patrick Tamberg (FN)
9 Halley Batista (PE)
9 Michel Roque (CE)
9 Franklin Serpa (BA)
9 Edvan Silva (CE)
9 Messias Félix (CE)
9 John Max (RN)
Ranking depois de uma etapa
1 Tomas Hermes (SC) – 1.000 pontos
2 Bruno Galini (BA) – 860
3 Alan Jones (RN) – 730
3 Jano Belo (PB) – 730
5 Marcio Farney (CE) – 610
5 Caio Ibelli (SP) – 610
5 Krystian Kymerson (ES) – 610
5 Simão Romão (RJ) – 610
9 Isaías Silva (CE) – 500
9 Patrick Tamberg (FN) – 500
9 Halley Batista (PE) – 500
9 Michel Roque (CE) – 500
9 Franklin Serpa (BA) – 500
9 Edvan Silva (CE) – 500
9 Messias Félix (CE) – 500
9 John Max (RN) – 500
Leia mais