O pernambucano Ian Gouveia deu outro importante passo rumo ao pódio do Billabong ISA World Surfing Games, mas foi o baiano Rudá Carvalho quem roubou a cena na última quarta-feira, em Playa Venao, Panamá.
Surfando com velocidade, pressão e invertendo as manobras, Rudá manteve a invencibilidade na repescagem e venceu mais duas baterias nas boas ondas de meio metro e séries maiores.
Primeiro foi a vez de o baiano comandar a dobradinha com o cearense Michael Rodrigues na batalha que reuniu ainda o francês Medi Veminardi, de Ilhas Reunião, e o peruano Martin Jeri.
Em seguida, ele destruiu todas as quatro ondas que pegou no duelo contra o chileno Manuel Selman, o costa-riquenho Anthony Fillingi e o sul-africano Klee Strachan.
Depois de abrir a bateria com 7.10 numa esquerda atacada com duas rasgadas e uma batida na junção, Rudá mandou 8.06 numa direita ao acertar um cutback, uma potente rasgada e uma batida chutando a rabeta.
Não satisfeito, o atleta achou mais duas esquerdas e saiu espancando até o inside, procurando sempre chutar a rabeta.
As duas últimas ondas do baiano foram premiadas com 8.54 e 9.00, totalizando 17.54 pontos em vinte possíveis.
No final da bateria, mesmo com larga vantagem sobre os adversários, Rudá mostrou uma disposição impressionante ao remar com tudo de volta ao outside.
##
Depois da dobradinha com Rudá, o jovem Michael Rodrigues ficou na expectativa de voltar ao outside na sexta fase da repescagem, mas a bateria com o francês Jeremy Flores, o australiano Drew Courtney e o argentino Martin Passeri foi adiada para quinta-feira devido às mudanças nas condições do mar.
Ainda pela Open, Ian Gouveia garantiu vaga na final do evento principal com outra ótima atuação em Playa Venao.
O pernambucano somou 6.40 e 7.12 para vencer uma disputa acirrada contra o australiano Thomas Woods e o uruguaio Marco Giorgi, que caiu para a repescagem.
Agora, Ian precisa passar mais uma bateria para disputar a grande final contra os melhores da repescagem.
No próximo confronto, ele enfrenta o venezuelano Rafael Pereira e os aussies Michael Campbell e Thomas Woods.
As garotas ficaram de folga na quarta-feira. Silvana Lima e Gilvanita Ferreira aguardam a quarta fase da repescagem em Playa Venao.
Já os longboarders foram para a água e se deram mal. Primeiro foi a vez de Gabriel Vitorino cair diante do norte-americano Taylor Jensen e do sul-africano Justin Bing.
Em seguida, Caio Husadel foi eliminado pelo argentino Martin Perez e o venezuelano Ronald Reyes.
Agora, o time brasileiro aposta todas as suas fichas nos atletas Ian Gouveia, Rudá Carvalho, Michael Rodrigues, Silvana Lima e Gilvanita Ferreira.