O sol brilhou neste sábado na praia do Cupê (PE) e o público compareceu em peso para conferir as baterias do segundo dia do Pena Pernambuco International Longboard Classic 2011.
Clique aqui para ver a galeria de fotos
As disputas tiveram início com a estreia dos cabeças-de-chave e o uso da prioridade foi fundamental para que os atletas carimbassem seus passaportes às quartas-de-final.
Na última bateria do dia, Marcelo Freitas, campeão da primeira etapa em Itacimirim (BA) e o paulista Danilo Rodrigo Mulinha, vice-campeão, bateram de frente.
Danilo soube escolher melhor as ondas, venceu o confronto, avançou às quartas e comemorou a possibilidade de assumir a liderança do ranking.
“Estou muito feliz por ter vencido o confronto contra o Marcelo. Ele surfa muito, mas hoje foi o meu dia. Entrei na bateria sem pensar em revanche. Queria mesmo era seguir na disputa e quem sabe sair daqui como primeiro colocado no ranking”, vibra Danilo, que tem pela frente o também paulista Alexsandro Abolição, atleta que mandou para casa o carioca Jefferson Silva e o baiano Rogério Vasconcelos.
Picuruta Salazar foi o primeiro a garantir lycra na rodada dos oito melhores. Deca-campeão brasileiro, o paulista despachou Alex Leco virando na última onda e na fase seguinte, mandou para casa o local de Maresias (SP) Carlos Bahia.
Neste domingo, Picuruta enfrenta o carioca e campeão mundial Phil Rajzman, que despachou os paulistas Adriano Lima e Rodnei Costa. “Estou em um ritmo forte desde Itacimirim. O Carlos Bahia vinha muito bem, mas usei minha experiência, encontrei duas boas ondas e ataquei forte de backside”, conta Picuruta.
O carioca André Luiz, o Deca, que atualmente detém o título nacional, estreou com vitória e cravou a maior média do dia (15.10) em cima do paulista Wenderson Biludo. Mas no confronto seguinte, contra o paulista Alex Salazar, não teve a mesma sorte. Alex, que já tinha vencido sem maiores problemas Felipe Lacerda, não se intimidou na briga com Deca e seguiu para as quartas-de-final.
“Enfrentei um grande surfista, um dos melhores atletas do país. Entrei na bateria com muita vontade de surfar, consegui achar as ondas e fazer meu surf. Estou muito feliz aqui no Cupe, ainda mais com toda a minha família acompanhando o campeonato”, comenta Leco.
Para alegria da torcida local, dois anfitriões também estão com seus nomes na próxima fase: Reginaldo Nascimento e Halley Batista. Reginho mesclou manobras clássicas e modernas e se deu bem contra o habilidoso Amaro Matos, local da praia do Tombo, Guarujá (SP).
Halley, que encara o longboard com seriedade, optou por cair ao lado direito do palanque. Com muito estilo e técnica, o Cometa derrotou o carioca Anderson Silva e ficou mais próximo do bicampeonato do evento. Para tristeza da torcida, apenas um seguirá para a semifinal. Nas quartas-de-final, Reginho e Halley estão na mesma bateria.
O evento recomeça às 8:30 horas deste domingo.
Clique aqui para ver o evento ao vivo.
O Pena Pernambuco International Longboard Classic tem o patrocínio da Pena, Prefeitura de Ipojuca, Secretaria de Esportes e Turismo de Pernambuco, Power Balance e + Surf. Divulgação: ESPN, Woohoo, Cearasurf, Waves e Fluir. Realização: Associação Brasileira de Longboard, Associação Nordestina de Surf e Federação pernambucana de surf.