As baterias do Billabong Pro Jeffreys Bay tiveram que ser alteradas e mudaram os adversários dos brasileiros na primeira fase do ASP World Tour da África do Sul, cujo prazo começa nesta quinta-feira.
O paulista Adriano de Souza, que assumiu a ponta na corrida do título mundial com a vitória no Billabong Rio Pro no Brasil, continua na sétima bateria, mas com outros australianos, Chris Davidson e Kai Otton.
A histórica primeira defesa da liderança do ranking de um surfista brasileiro será com casa cheia em Jeffreys Bay, pois vai acontecer logo após a sempre aguardada apresentação de Kelly Slater, que atrai grande público em todas as praias.
E agora, Alejo Muniz será um dos adversários do dez vezes campeão mundial.
O catarinense estava na bateria do surfista que na última hora cancelou sua participação, provocando estas mudanças.
O californiano Dane Reynolds não conseguiu se recuperar da contusão que já o tirou das três primeiras etapas da temporada e o também norte-americano Cory Lopez foi chamado para substitui-lo.
Com isso, o potiguar Jadson André agora vai marcar a estréia do Brasil na África do Sul na terceira bateria do dia, do australiano Taj Burrow e do americano Gabe Kling.
E Heitor Alves subiu da quinta para a quarta, onde estava Jadson. O cearense escapou de encarar o ídolo local e defensor do título do Billabong Pro J-Bay, Jordy Smith.
Mas, terá pela frente o bicampeão mundial Mick Fanning, além do americano Bobby Martinez necessitando de bons resultados para permanecer no grupo dos 32 após a rotação da elite do ASP Tour, que acontece na nova etapa dos Estados Unidos, em setembro em Nova Iorque.
Já o carioca Raoni Monteiro mudou da penúltima para a última bateria da primeira fase, que é encabeçada pelo principal concorrente de Adriano de Souza na briga pela liderança do ranking na África do Sul, Joel Parkinson.
O californiano Brett Simpson é o outro novo adversário do australiano nesta última disputa pela classificação direta para a terceira fase.
Isto porque esta primeira rodada não é eliminatória. Os vencedores avançam, mas os perdedores têm uma nova chance na repescagem.
A primeira chamada para o início do Billabong Pro será as 8 horas desta quinta-feira, mas a quarta etapa do ASP World Title Race 2011 tem prazo até o dia 24 para ser encerrada em Jeffreys Bay.
Uma tempestade a 2.000 milhas da África do Sul está sendo monitorada porque pode trazer grandes ondas na tarde da quinta-feira.
No entanto, a previsão é de que o swell de 1 a 1,5 metros será curto, devendo desaparecer ao longo da sexta-feira, sem deixar nada para o fim de semana.
Primeira fase do Billabong Pro J-Bay 2011
1 Bede Durbidge (Aus), Tiago Pires (Por), Cory Lopez (EUA)
2 Jeremy Flores (Fra), C. J. Hobgood (EUA), Fredrick Patacchia (Haw)
3 Taj Burrow (Aus), Jadson André (Bra), Gabe Kling (EUA)
4 Mick Fanning (Aus), Heitor Alves (Bra), Bobby Martinez (EUA)
5 Jordy Smith (Afr), Adam Melling (Aus) e convidado
6 Kelly Slater (EUA), Alejo Muniz (Bra) e convidado
7 Adriano de Souza (Bra), Chris Davidson (Aus), Kai Otton (Aus)
8 Owen Wright (Aus), Matt Wilkinson (Aus), Josh Kerr (Aus)
9 Adrian Buchan (Aus), Kieren Perrow (Aus), Daniel Ross (Aus)
10 Damien Hobgood (EUA), Julian Wilson (Aus), Taylor Knox (EUA)
11 Michel Bourez (Tah), Patrick Gudauskas (EUA), Dusty Payne (Haw)
12 Joel Parkinson (Aus), Brett Simpson (EUA), Raoni Monteiro (Bra)