A oitava edição do Desafio Brasileiro Senseo de Snowboard SlopeStyle aconteceu no último sábado no Ski Mountain Park, São Roque (SP). O evento reuniu mais de 40 atletas – profissionais e amadores – do snowboard e também de outros esportes de neve.
Clique aqui para ver o vídeo
O slopestyle integra a área de freestyle (estilo livre) do snowboard, com as manobras mais radicais da modalidade e praticado em pista com obstáculos, rampas de salto, caixotes, mesas, trilhos, corrimãos e escadas. Vence quem desenvolver as melhores manobras avaliadas de acordo com o nível de dificuldade, altura e aterrissagem.
O campeão da disputa veio da areia. Com dez anos de experiência no sandboard, o cearense José Willame de Oliveira subiu ao lugar mais alto do pódio da categoria Open em uma pista de 200 metros de comprimento e coberta com 150 toneladas de gelo.
O atleta exibiu intimidade com a prancha de snowboard, mesmo sem nunca ter tido alguma experiência anterior. E garantiu que ainda pode melhorar sua performance na neve.
“Eu nunca tinha praticado snowboard no gelo e nem mesmo na neve. Mas apesar das diferenças que existem entre o sandboard e o snow, acredito que tenho boas chances caso um dia dispute um campeonato profissional de slopestyle, como o Brasileiro, que acontece no Chile. Mas para isso tenho que me preparar na neve”, comemora Oliveira.
Quem também deu um show à parte no Desafio – que teve a chancela da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) – foi Esdras Luis Rocha Cavalcante, o Tikim. Dono de inúmeros títulos em competições de sandboard, o jovem cearense provou mais uma vez que tem muita habilidade também nesse esporte de inverno e garantiu o terceiro lugar na mesma categoria, a Open.
De acordo com Pedro Cavazzoni, superintendente técnico da CBDN, uma competição como essa tem o objetivo de fomentar o esporte e identificar novos talentos.
“O Ski Mountain Park tem sido um parceiro muito importante no desenvolvimento dos esportes de neve no Brasil, e em especial do snowboard. O Desafio de Slopestyle nos proporciona uma oportunidade ímpar para a detectar de novos talentos além de possibilitar o primeiro contato com a neve para novos praticantes e atletas de outros boardsports”, revela Cavazzoni.
Além da Open, nesse ano foram premiados os três melhores atletas nas categorias Expert, Master e Feminino.
Entre as mulheres, a carioca Raquel Iendrick garantiu o bicampeonato. Na categoria Master, Rômulo Alvarenga ocupou o local mais alto do pódio. Para fechar a competição em alto nível, os habilidosos Fabio Abreu, Andre Cywinski e Gustavo Bauer conquistaram as melhores colocações na categoria Expert na oitava edição do Desafio Slopestyle de Snowboard.
O fotógrafo Marcelo Aranha registrou os melhores momentos do desafio com exclusividade para o Waves. Clique aqui para saber mais sobre o seu trabalho.