Pena Surf Nordeste

Fininho vence em casa

0

O paraibano José Francisco, o Fininho, comemorou em casa a vitória na categoria Open da terceira etapa do Pena Surf Nordeste, encerrada no último domingo no Mar do Macaco, Cabedelo (PE).

A etapa paraibana recebeu os melhores atletas amadores da região Nordeste. No começo da manhã, o Macaco apresentou ondas alinhadas e séries de até meio metro. No decorrer do dia o vento resolveu aparecer e deixou a formação um pouco prejudicada.
 
A final Iniciante foi a primeira categoria a conhecer seu campeão. Rafael Venuto encontrou uma esquerda, aplicou duas manobras invertendo a direção da prancha e finalizou com um aéreo. A onda lhe rendeu um 9.75, o recorde da competição.
 
Na Sênior, o potiguar Emanoel de Sousa, defensor do título de 2010, repetiu o feito e venceu a disputa contra os cearenses Flávio Sukita e Sérgio Ricardo e o paraibano Liro Boy. Sukita, que é tetracampeão nordestino na categoria, tentou até o fim ultrapassar Emanoel, mas terminou com a segunda colocação e permanece líder no circuito.
 
Elivelton Santos ditou o ritmo do confronto entre Rafael Venuto, Jhone Fran e Daivison Santos na final Mirim. O Índio voador abriu a bateria instigado e embalado pelo público local.

 

Destaque no primeiro dia do evento, disposto a defender a taça conquistada no ano anterior, ele venceu a batalha com tranquilidade e subiu no topo do pódio caracterizado. O local da Baía da Traição segue invencível e mais próximo do título Mirim de 2011.
 
Entre os pranchões, Geraldo Lemos, cearense radicado no Rio de Janeiro, brilhou no Macaco. No primeiro round cravou 9.50 para despachar Nelino Costa (RN).

 

Na semifinal passou por Dejarlon Lucena (PB) e na final não foi diferente. Muito habilidoso e experiente no seu long Geraldinho mesclou muito bem as manobras clássicas com o radical para vencer mais uma, continuar invicto no ranking e deixar o local Thiago Cunha, atleta da nova geração que vem de vitória no Cupe na etapa do Brasileiro de Longboard, em segundo.
 
O atleta local do Titanzinho (CE) Sérgio Ricardo que tem como característica um surf de linha, foi o melhor entre os Masters e sagrou-se campeão em Intermares. O paraibano Liro Boy que esteve na liderança grande parte do tempo deixou escapar a vitória e foi segundo. O formosense João Maria apesar de ter sido terceiro colocado permanece líder.
 
Com um notável desempenho a pequena Larissa dos Santos, 12, saiu da Paraíba com mais um título para o seu currículo. A revelação do surf feminino não deu moleza para as suas adversárias e venceu a categoria Feminino.
 
Na categoria Veteran dobradinha potiguar, Edu Elias foi o campão e continua insuperável. Fernando Neguinho ficou com o segundo posto.
 
A final Júnior foi marcada por um show de manobras progressivas protagonizadas por Elivelton Santos e Ítalo Ferreira, que resolveram tudo com seus voos insanos. Elivelton, que já havia vencido a Mirim, começou melhor, mas Ítalo deu o troco e virou em cima do local que não deixou barato, aplicou um aéreo 360º e arrancou 8.50 dos juízes deixando o potiguar precisando de 8.51.
 
Ítalo não desistiu, em uma mesma onda executou dois belos aéreos em uma ação quase perfeita ao fazer 9.60 para sair da água com o título de campeão Júnior. Elivelton ficou triste por não ter tido mais tempo de reverter o placar, mas abraçou e parabenizou o amigo pela conquista. Thomas Demétrio e Saulo Barros que surfaram bem durante todo o desafio, não se acharam e ficaram em terceiro e quarto, respectivamente.
 
Na Open quem fez a festa em casa foi José Francisco. O anfitrião do pico tirou no minuto final o doce da boca de Michael Rodrigues que ficou na liderança até Fininho que estava fora da zona de classificação, achar a onda salvadora. Com a torcida toda a seu favor ele arriscou tudo e com um desempenho devastador mandou um rasgadão na parte crítica encaixando com uma pancada muito forte no buraco para descolar 9.00 exatos pontos e comemorar seu primeiro título na categoria.
 
“Estava perdendo, mas Deus me abençoou e mandou a boa. Estou muito feliz e agradeço demais a Rita (Mascarenhas), da ONG Guajirú, e o Waldir que me acolheram e me incentivam bastante”, fala José Francisco.  
 
Tag Team Para encerrar o Pena Surf Nordeste muita vibração na disputa por equipes. Elivelton Santos fez a diferença para a Paraíba, que saiu campeão assim como em 2010. Os potiguares ficaram com o vice e assumiram a ponta do ranking, já o Ceará que havia vencido no Piauí foi terceiro.
 
Competição Ecológica
O Pena Surf Nordeste contou com uma competição ecológica organizada pela ONG Guajirú, que tem a frente Rita Mascarenhas. A ONG integra o Projeto Tartarugas Urbanas e a Escolinha de Surf Bar do surfista, que revelou atletas como José Francisco e Thiago Lucas.
 
O objetivo da competição foi o recolhimento do lixo reciclável na praia. As equipes do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba receberam tambores exclusivos para acondicionar o material coletado durante os três dias de evento. O time paraibano comandado por Rita venceu a disputa ecológica e recebeu kits do projeto Tartarugas Urbanas. O Ceará foi segundo e Rio Grande do Norte terceiro.
 
A quarta etapa do Pena Surf Nordeste acontece em agosto na cidade de Aracaju (SE) com data ainda a ser confirmada.
 
Resultados da terceira etapa do Pena Surf Nordeste 2011

 
Iniciante

 

1 Rafael Venuto (CE)
2 Rafael Tigrão (CE)
3 Davi Sobrinho (CE)
4 Iago Silva (RN)
 
Sênior

 

1 Emanoel de Souza (RN)
2 Flávio Sukita  (CE)
3 Lyro Boy (PB)
4 Sérgio Ricardo (CE)
 
Mirim

 

1 Elivelton Santos (PB)
2 Rafael Venuto (CE)
3 Daivison Santos (RN)
4 Jhone Fran (CE)
 
Longboard

 

1 Geraldo Lemos (CE)
2 Thiago Lucas (PB)
3 Boca Dagua (PB)
4 Johnny Quest (CE)
 
Master

 

1 Sérgio Ricardo (CE)
2 Lyro Boy (PB)
3 João Maria (RN)
4 Flávio Sukita (CE)
 
Feminino

 

1 Larissa dos Santos (CE)
2 Estefani Freitas (CE)
3 Taís (CE)
4 Juliana Sousa (CE)
 
Veteran

 

1 Edu Elias (RN)
2 Fernando Neguinho (RN)
3 Marco Leleu (RN)
4 Vladimir Lobo (CE)
 
Júnior

 

1 Ítalo Ferreira (RN)
2 Elivelton Santos (PB)
3 Thomas Demétrio (CE)
4 Saulo Barros (CE)
 
Open

 

1 José Francisco (PB)
2 Michael Rodrigues (CE)
3 Ítalo Ferreira (RN)
4 Marinho Lima (RN)
 
Tag Team
 
1 Paraíba
2 Rio Grande do Norte
3 Ceará
 
Expression Session
 
Michael Rodrigues (CE)