Pioneiros do surf mundial e atletas que construíram a história do esporte, os surfistas da categoria Grand Master caíram na água nesta quarta-feira para o primeiro round do SuperSurf ASP World Masters na praia do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
Clique aqui para ver as fotos de ação
Clique aqui para ver as fotos de ambiente
Os três primeiros campeões da história: Peter Townend, Shaun Tomson e Wayne “Rabbit” Bartolomew foram apenas algumas das atrações do ensolarado dia na capital carioca, disputado em esquerdas de meio metro e boa formação no Arpex.
Também estrearam nesta quarta nomes como o big rider havaiano Michael Ho, o aussie Terry Fitzgerald, conhecido como Sultan of Speed e fundador da marca Hot Buttered, além de seus conterrâneos Simon Anderson, inventor da triquilha, e Cheyne Horan, quatro vezes seguidas vice-campeão mundial entre os anos de 1979 e 1982, sempre atrás de Mark Richards.
O clima de descontração tomou conta do Arpex. O australiano Ian Cairns, pioneiro do surf australiano e competidor dos primeiros circuitos mundiais, machucou o ombro e foi autorizado pela ASP, em uma decisão inédita, a entrar de stand up paddle na terceira bateria do dia.
Os adversários entraram na brincadeira e Michael Ho foi um dos que mais se divertiu. O havaiano não podia ver o adversário por perto que tentava derrubá-lo do pranchão a qualquer custo. Ele levou o público às gargalhadas e Ian reclamou muito, sempre em tom de brincadeira. A cada tentativa do colega ele pedia punição por “conduta anti-desportiva” aos juízes.
O aussie não se deu bem de SUP e acabou em terceiro, com apenas 3.85 no somatório. Michael Ho foi vencedor, com 12.15 nas suas duas melhores ondas. O australiano Simon Anderson ficou o segundo e o brasileiro Lula Menezes terminou em último na bateria.
“Eu tenho surfado bastante, meu treino é surfar o máximo possível, cinco vezes por semana, duas vezes ao dia. Às vezes no verão está flat no North Shore (Oahu) e a gente vai para o East Side. São 15 minutos, o vento é maral, mas pelo menos temos ondas. Além disso me alimento bem, estou com bom equipamento”, revela Michael Ho, pai da top da elite mundial Coco Ho e do postulante ao tour Mason Ho.
“Procuro sempre fazer minha agenda de acordo com a de Coco e Mason. Dessa vez foi quase impossível, já que o campeonato termina aqui no dia 31 e o US Open começa dia primeiro, mas vai rolar (risos)! É demais poder participar deste evento, vejo a galera mais nova, os masters, surfando ainda com o máximo do potencial, com bom equipamento, é irado estar aqui”, completa Michael, que anotou a maior nota do dia, 8.50.
Além de Michael Ho, o sul-africano Shaun Tomson demonstrou grande forma nas esquerdas do Arpex. Ele venceu a primeira bateria do dia o maior somatório (12.75) do primeiro round. Também avançaram em primeiro na categoria para atletas acima de 50 anos os australianos Glen Winton e Terry Richardson.
“Está bem difícil lá fora, as ondas até são boas, mas estão bem difícil de achar. Assisti as baterias com calma dos mais novos e eles estão mandando muito bem, temos uns grommets de 49 anos (risos). Foi muito bom estar lá de novo, as ondas estão divertidas só precisávamos de um pouco mais de tamanho. Está todo mundo muito amarradão de estar no Brasil, as pessoas são demais”, afirma Shaun Tomson, campeão mundial de 1977.
Classificado pela triagem, o carioca Zé Alla foi o grande destaque do país na estreia. Ele conseguiu o segundo lugar na última bateria do dia e deixou nomes como Cheyne Horan e Terry Fitzgerald para trás.
“A ficha só foi cair agora. Estou na água com uma geração que eu vi disputando as etapas do mundial. Pessoas da época da IPS, ASP, isso é uma coisa de sonho mesmo. Eu não esperava com 51 anos ser premiado em participar deste evento maravilhoso. É uma honra muito grande”, diz Alla, surfista local da Prainha (RJ).
Uma nova chamada acontece nesta quinta-feira às 8 horas (horário de Brasília). Clique aqui para ver o evento ao vivo.
Ranking primeira fase categoria Grand Master depois de uma rodada (classificam-se os oito primeiros)*
1 Shaun Tomson (Afr) – 10 pontos
1 Michael Ho (Haw) – 10
1 Glen Winton (Aus) – 10
1 Terry Richardson (Aus) – 10
5 Hans Hedemann (Haw) – 7
5 Iain Buchanan (Nzl) – 7
5 Simon Anderson (Aus) – 7
5 Zé Alla (Bra) – 7
9 Buzzy Kerbox (Haw) – 4
9 Wayne Bartholomew (Aus) – 4
9 Ian Cairns (Aus) – 4
9 Cheyne Horan (Aus) – 4
13 Daniel Friedman (Bra) – 1
13 Peter Townend (Aus) – 1
13 Lula Menezes (Bra) – 1
13 Terry Fitzgerald (Aus) – 1
*O pior resultado é descartado.
Leia mais