Elivelton Santos

Da tribo do surf

0

 

Atual campeão brasileiro Iniciantes, Elivelton Santos lidera o ranking Mirim desta temporada. Foto: Sidnei Machado.

Elivelton Santos, 15, nasceu e vive até hoje na Aldeia Forte Potiguara, localizada à Baía da Traição, litoral da Paraíba. Revelação do surf nordestino, o jovem ganha destaque nas ondas e talvez seja o primeiro índio a executar aéreos. 

 

Atleta da equipe Natural Art, Elivelton é atual campeão brasileiro na categoria Iniciantes, lidera o ranking Mirim de 2011 e segue invicto no Circuito Nordestino Amador.

 

Orgulhoso de ser índio e de ainda morar na tribo, o garoto começou a surfar por incentivo de Diana Cristina – sua prima e top do Brasil Surf Pro – que é da mesma aldeia. 

 

“Minha mãe me impedia de surfar, mas a Tininha arrumou uma prancha e com ela, ganhei o prêmio de revelação num campeonato aqui na Baía da Traição”, conta Santos.

 

Além da prima, Elivelton tem como referência a experiência de Saulo Carvalho e do ídolo Fábio Gouveia. A inspiração vem de filmes de surf, com destaque para Dane Reynolds e Taj Burrow.

 

Privilegiado por morar perto de picos como Barra de Camaratuba (RN) e Baía Formosa (RN), o indígena relembra o primeiro evento que participou longe de casa e o começo da carreira. 

 

“A competição foi em Recife. Meu tio, pai da Tininha, me levou, ganhei o título e viajei bastante depois disso. Desenvolvi meu estilo no Surf Escola e em outros eventos regionais. A Federação Paraibana de Surf também ajudou muito e hoje represento meu estado com orgulho”, comenta.

 

“Meu pai sempre disse para ter o Fábio Gouveia como referência e me espelho muito nele. Agora que conquistei alguns títulos, fiquei instigado para ganhar outros. Espero um dia chegar no WQS e lutar por uma vaga entre os melhores do mundo”, completa Eliventon.

 

Jogo rápido com Elivelton Santos

 

Nome Elivelton Santos da Silva

Idade 15 anos

Posicionamento Goofy

Patrocínio Natural Art

Pranchas TBC 

Onde treina Baía da Traição, Barra de Camaratuba e Baía Formosa

Se não fosse surfista Seria jogador de futebol

Esportes Surf e futebol

Comida Peixe, cuscuz e camarão

Bebida Suco de caju, acerola e maracujá

Hobby Ouvir música

Música Forró e reggae

Filmes De artes marciais, com Bruce Lee

Lazer Ficar em casa e curtir minha família

Ídolo na vida Tenho dois, meu pai (Hélio) e minha mãe (Maria)

Ídolo no esporte Fábio Gouveia

Ídolos no surf Fábio Gouveia, Tininha e Saulo Carvalho

Melhor onda Baia Formosa

Melhor viagem Peru

Sonho Ser campeão mundial de surf profissional