Mundial na Inglaterra

Romain Cloitre na ponta

0

Romain Cloitre fatura Relentless Boardmasters em Fistral Beach, Inglaterra. Foto: Aquashot / Aspeurope.com.

O francês Romain Cloitre, 22 anos, venceu a primeira etapa da “perna europeia” do ASP World 6-Star na Inglaterra.

 

A final do Relentless Boardmasters foi contra o australiano Mitchel Coleborn, 24, com a vitória valendo US$ 20 mil e 3.500 pontos para o ranking mundial unificado da ASP.

 

O segundo desafio é o Sooruz Lacanau Pro, que começa nesta terça-feira na França e no ano passado foi encerrado com uma decisão brasileira vencida pelo paulista Wiggolly Dantas, contra o catarinense Alejo Muniz.

 

Wiggolly também conquistou um título na Inglaterra em 2008, mas desta vez o Brasil parou nas quartas-de-final que abriram o domingo de praia lotada e boas ondas de 1 metros e séries maiores em Fistral Beach.

Flávio Nakagima descola quinto lugar. Foto: Aquashot / Aspeurope.com.

Os paulistas Flavio Nakagima e Jessé Mendes foram barrados nas primeiras baterias do dia pelos australianos Mitch Crews e Mitchel Coleborn, respectivamente.

 

O duelo do vice-campeão com Jessé foi duríssimo, o mais acirrado do último dia, comprovado pelo placar de 13.93 x 13.17 pontos.

O campeão Romain Cloitre conseguiu uma boa sintonia com as séries em Fistral Beach, sempre pegando boas ondas para ganhar suas baterias até com certa facilidade.

 

Jessé Mendes também para nas quartas-de-final. Foto: Aquashot / Aspeurope.com.

Despachou o irlandês Glenn Hall por 15,36 x 12,00 e na semifinal fez 16,16 x 10,00 contra o sul-africano Royden Bryson. Na final, achou boas direitas e surfou com velocidade, usando bem a variação das manobras.

 

Mas foi uma combinação de duas batidas poderosas de backside na sua melhor onda que sacramentou a vitória por 14,77 x 9,36 pontos com uma nota 8,17.

“Estou muito feliz. Esta é a principal vitória da minha carreira”, vibrou o francês da Ilha Reunião, Romain Cloitre. “Eu não tive bons resultados neste ano e estava sem confiança. Estou viajando agora na perna da Europa com o Tom Whitaker e ele me ajudou a recuperar minha confiança. Ele estava sempre dizendo que eu ia me dar bem na Europa, me incentivou, então quero agradecer a ele por isso, obrigado Tommy”.

30 anos com bi da França Esta foi a segunda vitória consecutiva da França na Inglaterra, com Romain Cloitre repetindo o feito de Marc Lacomare no ano passado em Fistral Beach.

 

Só que o troféu do Relentless Boardmasters 2011 foi especial, por celebrar 30 anos da etapa de Newquay no Circuito Mundial da ASP. A premiação foi aumentada para US$ 145 mil neste ano, com o status do evento subindo de 5 para 6 estrelas.

No entanto, mesmo valendo 3.500 pontos, o seu resultado não provocou nenhuma mudança no grupo dos 32 do ASP World Ranking que vai disputar a segunda metade do Dream Tour 2011. Até o catarinense Willian Cardoso permaneceu na 34a colocação, bem próximo da zona de classificação.

 

A primeira alteração no ranking ocorreu só na 38a posição, com Jessé Mendes tirando o lugar do americano Tanner Gudauskas.

O campeão Romain Cloitre subiu de 133 para 91 na classificação geral com os 3.500 pontos da vitória na Inglaterra.

 

E Mitchel Coleborn, que recebeu 2.640 pontos pelo vice-campeonato, saltou do 123o para o 93o lugar no ASP World Ranking.

 

Para os finalistas, o Relentless Boardmasters passou a ser o melhor resultado deles, entre os oito que são computados para definir o grupo dos 32 surfistas da divisão de elite do ASP World Tour.


Resultado do Relentless Boardmasters 2011

 

1 Romain Cloitre (Fra)

2 Mitchel Coleborn (Aus)

3 Mitch Crews (Aus)

3 Royden Bryson (Afr)

5 Jessé Mendes (Bra)

5 Flávio Nakagima (Bra)

5 Glenn Hall (Irl)

5 Garrett Parkes (Aus)

9 Jean da Silva (Bra)

17 Wiggolly Dantas (Bra)

17 Jano Belo (Bra)

17 Willian Cardoso (Bra)

25 Tomas Hermes (Bra)

25 Thiago Camarão (Bra)

25 Hizunomê Bettero (Bra)

37 Rudá Carvalho (Bra)

49 Jorge Spanner (Bra)

49 Messias Félix (Bra)

49 Diego Rosa (Bra)

73 Marco Polo (Bra)

73 André Teixeira (Bra)

73 Halley Batista (Bra)

73 Jerônimo Vargas (Bra)

73 Renato Galvão (Bra)

97 Thiago de Sousa (Bra)

97 Beto Mariano (Bra)

97 Alan Donato (Bra)