Pena Nordeste Pro

Edvan de olho no tri

0

De patrocínio novo, Edvan Silva segue na briga pelo título do Pena Nordeste Pro em Itacaré. Foto: Lima Jr.

A sétima etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional, o Pena Surf Nordeste Pro, válido também como segunda da Tríplice Coroa Pena, foi iniciada no último sábado na praia da Tiririca, Itacaré (BA).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Ondas de 1 metro prestigiaram o exército Nordestino, além de atletas de vários estados, atraídos pela premiação de R$ 30 mil, 2.000 pontos no ranking estadual e 1.000 para o Brasil Tour.

 

As 16 baterias da primeira fase inauguraram as disputas e o grande destaque foi o atleta ainda amador e representante da marca patrocinadora do evento, Michael Rodrigues, 16.

 

Local da praia do Futuro e recém-chegado da Indonésia, ele se adaptou muito bem as ondas do canto direito do pico e deixou seus adversários em situação complicada ao somar 8.83 e 7.17, totalizando 16.00 pontos, maior placar do dia.

 

Com o brilhante desempenho de Michael a briga ficou entre Davi Silva (BA) e Frank Cordeiro (PE) pelo segundo posto. Davi levou a melhor somando 8.13 deixando o pernambucano em terceiro.

 

“Tem altas ondas aqui na Tiririca, o Pena é pé quente, mais uma vez deu altas ondas. Pela manhã o mar estava muito perfeito com altos tubos”, fala Michael

 

“A minha bateria foi boa, me concentrei bem na valinha da direita e dei o meu melhor, pois para competir com os profissionais tem que arriscar tudo, observar o mar e pensar que é mais uma bateria, mas também ficar tranquilo, já que meus oponentes são mais experientes. Tento me focar ao máximo nos meus treinos e acredito muito no meu potencial, isso é indispensável”, finaliza a nova promessa do surf cearense.

 

Nos embates da segunda fase quando entram em ação os top 16 do Tour, o vento maral encostou e deu uma leve prejudicada na formação que estava perfeita no início do dia, mudando um pouco o cenário. Ainda assim o público presente pôde assistir a belas atuações em combates disputadíssimos.

O ilheense Bruno Galini venceu com tranqüilidade a primeira bateria do round dois e marcou a segunda maior somatória (13.34). Com um surf polido e objetivo Galini em uma direita que abriu rendendo várias manobras tirou um 7.67, ele ainda pegou outra que valeu 5.67 para sair da água com a primeira colocação deixando o cearense Artur Silva, que em uma virada na última rodada do ponteiro mandou para casa mais cedo seu conterrâneo Pablo Paulino, dono do título na etapa de Fernando de Noronha.

 

O vice-líder do ranking Edvan Silva, que está de patrocínio novo, chegou muito instigado em Itacaré e disposto a brigar pelo tricampeonato. Edvan se encaixou muito bem nas ondas da Tiririca ditando o ritmo na sua bateria, o cearense que está com sede de vitória avançou para a fase seguinte levando com ele o local da praia de Paracuru (CE) e atleta Pena Michel Adriano que abusou das manobras de backside.

 

Coroado na etapa de abertura do Tour Nordestino o potiguar John Max garantiu sua vaga na terceira fase nos minutos finais. John começou vencendo, mas perdeu o posto para Léo Andrade (BA) saindo da zona de classificação.

 

O atleta de Ponta Negra não desistiu, com muita raça quando precisava de um 3.67 arrancou 5.07 e assumiu a liderança. O catarinense Rafael Becker estragou a festa do ilheense e ficou com a segunda colocação.
John encabeça o ranking da Tríplice Coroa, que premia o campeão com uma passagem para o Hawaii e é o terceiro no ranking do circuito. Neste domingo ele encara os cearenses Adilton Mariano e Gutembergue Silva nas oitavas-de-final.

 

Adilton Mariano usou todas as suas armas para enfrentar o experiente Dunga Neto, Michael Rodrigues, autor da maior média deste sábado, e Raphael Seixas, grande nome do surf paraibano. Adilton venceu a batalha com um placar 11.23 contra 11.20 de Seixas. Michael (3º) não conseguiu repetir a sua impressionante apresentação e deu adeus ao evento, assim como Dunga, quarto colocado. 

 

Os anfitriões Denis Tihara, local da praia do Norte em Ilhéus e os itacareenses Yagê Araújo e Alandreson Martins vice-campeão na etapa de 2010, fizeram muito bem o dever de casa nas ondas da Tiririca na rodada dos 64 melhores. Denis não teve a mesma sorte na fase 2 e ficou fora da prova após ser eliminado por Charlie Brown (CE), já Yagê incentivado pela torcida avançou juntamente com Michel Roque (CE). Alandreson entra na água amanhã contra seus amigos Bino Lopes defensor do título da etapa, Davi Silva e o carioca Júlio César.

 

Nomes como Emerson Piai (SP), Antonio Eudes (CE) e César Aguiar (PE) venceram suas baterias e carimbaram seus passaportes para a próxima fase.

 

Neste domingo a decisão do Pena Surf Nordeste Pro tem início às 8 horas. Clique aqui para ver o evento ao vivo.

 

O Pena Surf Nordeste Pro 2011 conta com patrocínio da marca Pena, Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Esporte e Juventude, ITI Instituto de Turismo de Itacaré, Ecoporan Hotel Charme SPA & eventos e Speed Gás. Divulgação: Waves, Cearasurf, Surfbahia, Surfguru, Fluir, Wave Wind, ESPN e Woohoo. Intertel Soluções e Tecnologia. Realização: Associação Nordestina de Surf, Associação de Surf de Itacaré, Federação baiana de Surf e Abrasp.