Rip Curl Pro

Bruninho caça Supertubos

0

Bruno Santos é convidado para disputa do Rip Curl Pro em Supertubos. Foto: Alexandre Versiani.

Expectativa cresce para que o mar quebre em condições parecidas com 2009. Foto arquivo: Warbrick / Rip Curl.

Especialista em tubos, o niteroiense Bruno Santos recebeu convite para participar do Rip Curl Pro, nona etapa do World Tour 2011 que começa neste sábado em Peniche, Portugal.

 

É a terceira vez que o carioca participa da competição realizada no pico de Supertubos, que entrou no circuito mundial como etapa The Search em 2009 e desde então não saiu mais do calendário.

 

“Supertubos é um beach break bem buraco, parecido com Puerto Escondido, Fernando de Noronha, Itacoatiara. Quando as condições estão ideais a onda é tubo, não tem muita manobra. É quadrado e bem perto da areia”, conta Bruninho.

 

Campeão da etapa de Teahupoo, Tahiti, em 2008, o atleta reforça o time brasileiro que já conta com Adriano de Souza, Alejo Muniz, Gabriel Medina, Jadson André, Heitor Alves, Miguel Pupo e Raoni Monteiro.

 

A expectativa é grande na pequena península de pescadores que virou a capital mundial do surf. Um swell com condições ideais para Supertubos deve chegar no início da próxima semana, para alegria de Bruno Santos.

 

“A partir do terceiro dia da janela de espera o mar deve subir. O vento e ondulação estão na direção certa. Hoje (quinta-feira) mesmo, apesar de estar pequeno, deu para ver que as condições estão ideais na maré seca”, antecipa.

 

Ao contrário dos últimos dois anos, desta vez o convite para o tube rider participar da etapa partiu da própria Rip Curl, patrocinadora do evento e do atleta.

 

Bruninho conta que nas outras temporadas mandava mensagens para ver a possibilidade de competir. Mas desta vez foi diferente. Estrela do último filme da marca, Float (encartado na revista Fluir de outubro), ele não precisou se preocupar.

 

“Estou amarradão com esta oportunidade. Este ano eu nem cheguei a cogitar a hipótese, partiu deles. Fiquei feliz pelo convite e reconhecimento”, diz o tube rider, que revela outra alegria, agora com o companheiro de equipe Gabriel Medina.

 

“Já tinha até cantado a ficha para alguns amigos que nesta etapa da França ele tinha tudo para arrebentar. Com apenas 17 anos ele já botou fogo no circuito. Não só venceu como convenceu. Acho que essa onda de Supertubos tem a ver com ele, pois é um tubo parecido com Maresias e Paúba, lugares em que ele foi criado”, acredita.

 

A janela de espera para o Rip Curl Pro abre neste sábado e o evento tem até o dia 24 de outubro para acontecer. Estão em jogo US$ 425 mil de premiação total e 10 mil pontos para o campeão no ranking da elite profissional.

 

Leia mais

 

Uma casa portuguesa

 

Medina chega a Portugal