O catarinense Eder Luciano e a cearense Isabela Sousa sagraram-se campeões brasileiros de bodyboard 2011 durante a realização do Ipanema Bodyboard Brasil, finalizado no último domingo na praia de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ).
Ainda na sexta-feira, depois de classificar-se para as quartas-de-final e ver seu principal rival, Luis Villar, ser eliminado, Eder garantiu seu primeiro título na categoria máxima do bodyboard brasileiro, a Super Top.
“É uma sensação única. Hoje eu valorizo aos atletas que já foram campeões brasileiros, pois estou vendo tudo que eles passaram para chegar a esse momento. Parabéns ao Luis que lutou até o fim e mostrou que é um batalhador. Estou muito feliz, pois fiz minha parte dentro d´água e agora é só comemorar”, comenta Eder.
Também na sexta-feira, depois de passar sua bateria de estréia, Isabela Souza conquistou o título de campeã do Circuito Brasileiro de Bodyboard 2011.
As competições seguiram durante o final de semana e as finais das categorias Super Top e Pro Girls foram ao mar no palco principal do Arnette apresenta Quiksilver Brasil Open de Surf, no Arpoador (RJ).
Depois da eliminação da campeã Isabela nas semis, a bodyboarder Maira Viana deu um show nas ondas do Arpoador para derrotar a carioca Jéssica Becker e se tornar a campeã da quarta etapa.
Na final masculina, diante de uma praia lotada e boas ondas no Arpoador, o carioca Bruno Invyk superou o capixaba Hellinton Loureiro para ficar com o título de campeão da etapa.
Na categoria Pro Trials, o baiano Israel Salas fez bonito em outra final de Hellinton, e quebrou as ondas de Ipanema para ficar com o título da terceira etapa do circuito para Israel.
“É muito bom voltar a vencer. Eu sabia que não tinha chance de subir para a categoria Top, mas queria ganhar. Agora meu foco é voltar ano que vem com força total. Meus patrocinadores estão me dando todo respaldo para correr os circuitos brasileiro e mundial”, afirma Israel.
Mesmo eliminado nas primeiras fases, Iraí Rodrigues tornou-se o campeão brasileiro da categoria Pro Trials em 2011. Com o título, o bodyboarder descolou uma vaga para estrear na categoria Super Top em 2012 e no ISA Bodyboard Games nas Ilhas Canárias.
“É muito ruim ser campeão fora d´água, mas foi dessa maneira, então estou bem feliz. O que eu mais queria era a vaga. Não importava se ela viria com o título, pois para mim o importante era fazer parte da equipe”, comemora Iraí.
Na categoria Open, Raul José foi outro paranaense que conquistou a vaga para o ISA Bodyboard Games. A festa de Raul só não foi completa, pois na bateria decisiva o bodyboarder foi superado por Guilherme Cerutti, que venceu a decisão na categoria Open.
Outro surfista que fez bonito foi o Ailton Neto. Autor da única nota 10 do último dia de competições, o carioca faturou a quarta etapa do circuito e tornou-se bicampeão brasileiro sub-16.
Resultado da quarta etapa do Ipanema Bodyboard Brasil 2011
Super Top
1 Bruno Invyk (RJ)
2 Hellinton Loureiro (ES)
3 Sanderson Trevisan (PR)
3 Israel Eduardo (RJ)
5 Eder Luciano (SC)
5 Stephan Stamm (RJ)
5 Diego da Silva (ES)
5 Alexandre Milazzo (BA)
Pro Girls
1 Maira Viana (ES)
2 Jéssica Becker (RJ)
3 Neymara Carvalho (ES)
3 Isabela Sousa (CE)
5 Joanny Duarte (ES)
5 Nicolle Calheiros (RJ)
5 Maylla Venturin (ES)
5 Renata Cavalleiro (RJ)
Rankings finais depois de quatro etapas
Super Top
1 Eder Luciano (SC) – 2610 pontos
2 Bruno Invyk (RJ) – 2460
3 Hellinton Loureiro (ES) – 2330
4 Luis Villar (SC) – 2110
5 Alexandre Milazzo (BA) – 2080
Pro Girls
1 Isabela Sousa (CE) – 2730
2 Jéssica Becker (RJ) – 2590
3 Maylla Venturin (ES) – 2330
4 Joanny Duarte (ES) – 2025
5 Neymara Carvalho (ES) – 2015