O atleta Yagê Araújo sagrou-se bicampeão Júnior do Circuito A Tribuna de Surf Colegial 2011, encerrado no último domingo na Praia Grande (SP).
Estudante do colégio Don Domênico, Yagê dominou a final com tranquilidade. O baiano confirmou o favoritismo e liderou a bateria do início ao fim contra Gustavo Ribeiro.
O Don Domênico, que tem um histórico de investir em bolsas de estudos para atletas que se destacam nas ondas, garantiu o hexacampeonato do circuito com 100% de aproveitamento, levando a melhor nas três etapas que participou.
“Esse campeonato é muito importante para a imagem do esporte, aliando competição e educação. Nós investimos nos atletas, garantindo bolsas de estudos para quem se destaca. É uma forma de colaborar para a boa formação desses talentos. Estamos muito felizes pela nova conquista e pelo circuito ter crescido, agora sendo disputado em três cidades”, comenta Marcelos Passaes, diretor do Don Domênico.
Também ergueram as taças de campeões do circuito Edgard Groggia, na categoria Mirim e Júlia Santos, na categoria Feminino.
“Estou feliz por faturar o circuito e pela terceira vez. Eu já corro há quatro anos e o nível técnico é bem alto. Ser campeão de um evento tão bom valoriza ainda mais a minha história”, vibra Edgard, que terminou a etapa na segunda colocação.
O público que foi acompanhar o evento da praia contou com muita diversão. Surf mecânico, futebol de sabão e sorteio de uma prancha Silver Surf / Teccel animaram a galera.
A disputa mais quente do campeonato ficou por conta de Edgard Groggia e Marcos Corrêa, ambos representantes do Don Domênico. Edgard e Marcos abriram com a mesma nota, 7.25, mas com uma onda trabalhada até a beira, Marcos arrancou um 8.75 dos juízes e sagrou-se campeão da etapa.
“Fui quarto, terceiro e agora primeiro. Esse campeonato é sempre muito bom e a cada ano a disputa é maior. Já venci outras três etapas, sempre contra grandes nomes”, cometa Marcos, morador de São Vicente.
Entre as meninas, Iara Stella, do Don Domênico, e Júlia Santos, entraram no mar pela briga do título. Iara, que mora no Guarujá, saiu na frente, mas logo foi ultrapassada pela atleta de São Vicente, que garantiu o caneco.
“Entrei para o tudo ou nada. É o segundo ano que disputo o circuito. Ano passado fui vice e queria muito esse título”, vibra Júlia.
Na Iniciantes, Vitor Mendes chegou como líder com Léo Guimarães na sua cola. Coincidentemente os dois são irmãos caçulas de ex-bicampeões do circuito, Jessé Mendes e Sidney Guimarães. Léo Guimarães se sobressaiu nas ondas da Praia Grande e garantiu o primeiro lugar.
“Esse campeonato foi irado. Acho importante juntar estudo com competição e fico feliz porque meu irmão também já foi campeão e estou seguindo o caminho dele”, comemora Léo.
Depois da definição dos campeões, rolou a disputa AntiQueda Expression Session, na qual vence a manobra mais radical.
Quem levou a melhor foi Ricardo Lima, com um aéreo frontside reverse. Com a vitória o atleta ganhou R$ 300 em compras de produtos AntiQueda.
O evento contou com uma homenagem aos pioneiros do surf, Marcos Bukão e Sérgio Gadelha. Os dois atuam com surf há décadas e no caso de Bukão, a lembrança foi mais especial ainda.
“Tenho um carinho muito grande pelo circuito, porque participo desde a primeira etapa e estive como diretor de prova em todas as edições. Posso ser chamado de sócio-fundador”, comenta Bukão.
“Venho acompanhando o crescimento do Circuito, que além de incentivar a educação para mudar a imagem do surf, tem grande importância para a revelação de talentos. Jessé Mendes e Adriano de Souza, o Mineirinho, são duas revelações que passaram pelo evento e ganharam títulos antes de se destacarem no mundo inteiro. Estou honrado pela homenagem”, acrescenta Bukão.
Para Gadelha, experiente juiz internacional de surf, a preocupação com a educação e a estrutura criada pelas escolas em função do evento, com bolsas de estudos, é um ganho muito grande para a modalidade.
Resultado da terceira etapa do Circuito A Tribuna Colegial 2011
Júnior
1 Yagê Araújo
2 Gustavo Ribeiro
3 Mauri Amaro
4 Ricardo Lima
Mirim
1 Marcos Corrêa
2 Edgard Groggia
3 Wesley Santos
4 Matheus Dutra
Iniciantes
1 Leonardo Guimarães
2 Vitor Mendes
3 Carlos Felipe Silva
4 Guilherme Silva
Feminino
1 Júlia Santos
2 Iara Stela
3 Beatriz Costa
4 Tais Lopes
Escolas
1 Don Domênico
2 Adélia Camargo Corrêa
3 Colégio Itá
4 EM Prof. Domingos de Souza
AntiQueda Expression Session Ricardo Lima
Ranking final do Circuito A Tribuna Colegial 2011 depois de três etapas
Júnior
1 Yagê Araújo – 2.000 pontos
2 Gustavo Ribeiro – 1.900
3 Ricardo Lima – 1.539
3 Cleberson Santos – 1.539
Mirim
1 Edgard Groggia – 1.900
2 Marcos Corrêa – 1.810
2 Wesley Santos – 1.810
4 Luan Rosa – 1.629
Iniciantes
1 Leonardo Guimarães – 2.000
2 Vitor Mendes – 1.900
4 Guilherme Silva – 1.539
4 Jefferson Veiga – 1.490
Feminina
1 Júlia Santos – 2.000
2 Iara Stela – 1.900
3 Beatriz Costa – 1.710
4 Tais Lopes – 1.539
Escolas
1 Don Domênico – 3.000
2 Adélia Camargo Correa – 2.700
3 Colégio Itá – 1.620