Tríplice Coroa Havaiana

Ricardinho apavora Sunset

0

Ricardo dos Santos arranca nota 9.20 dos juízes na abertura da Vans World Cup of Surfing. Foto: © ASP / Kirstin.

Na última bateria do dia, o catarinense Ricardo dos Santos salvou o Brasil na rodada inicial da Vans World Cup of Surfing.


Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o depoimento de Ricardo

 

Clique aqui para ver o vídeo do primeiro dia

 

O segundo desafio da Tríplice Coroa Havaiana começou num mar difícil com séries de até 4 metros em Sunset Beach e Ricardinho surfou uma das melhores ondas do domingo para conquistar a única classificação brasileira para a segunda fase da última etapa do ASP World Prime do ano.

Sunset Beach bomba pesado na primeira fase. Foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com.

 

Ele ganhou nota 9,20 e totalizou 15,53 pontos, registrando as segundas maiores marcas do primeiro dia de disputas em Sunset Beach.

Os havaianos encabeçaram a lista de recordes no domingo. Tonino Benson atingiu imbatíveis 16,17 pontos no décimo confronto do dia e na bateria seguinte Keanu Asing ecebeu a maior nota – 9,33 – da primeira fase da World Cup.

 

Os cinco brasileiros que competiram, enfrentaram surfistas do Hawaii. Ricardinho derrotou dois deles – Ian Gentil e Flynn Novak – para salvar a pátria, mas os outros foram eliminados pelos donos da casa.

O carioca Yuri Sodré entrou na segunda bateria do dia e foi barrado junto com o peruano Gabriel Villaran na disputa vencida por Marcus Hickman.

 

O também carioca Jerônimo Vargas e o paraibano Jano Belo, estrearam contra três havaianos e terminaram em terceiro lugar.

 

Na mesma posição ficou o paulista Caio Ibelli, que igualmente superou um surfista da ilha, mas perdeu a briga pela segunda vaga para o australiano Brent Dorrington na vitória havaiana de Jamie O´Brien.

Pré-classificados Mais cinco brasileiros entram na segunda fase e dois confrontos diretos entre Brasil e Havaí foram formados com os resultados do domingo.

 

O carioca Leonardo Neves e o paulista Wiggolly Dantas já estavam escalados para estrearem juntos na quarta bateria, que acabou completada pelos havaianos Jamie O´Brien e Chris Foster. Na 16a e última da segunda fase, os pré-classificados eram Granger Larsen do Hawaii e o catarinense Tomas Hermes, que vai competir com o conterrâneo Ricardo dos Santos e Mason Ho.

Só o paulista Junior Faria não terá havaianos na sua primeira participação. Ele vai abrir a segunda fase com o australiano Perth Standlick e os franceses Romain Cloitre e Vincent Duvignac. Já o seu primo, Jessé Mendes, terá dois pela frente na terceira bateria, Nathan Florence e Billy Kemper, além do australiano Brent Dorrington.

O Brasil sofreu quatro baixas no primeiro dia, mas ainda têm os seis que competem na segunda fase e mais seis que fazem parte da lista dos principais cabeças de chave que entram na terceira rodada da competição.

 

Um deles é Adriano de Souza, que começou a Tríplice Coroa Havaiana com um terceiro lugar na final do Reef Hawaiian Pro em Haleiwa Beach e encabeça a nona bateria com o norte-americano Dane Gudauskas.


Defensor do título
Os outros são o também paulista Miguel Pupo na sexta bateria, o potiguar Jadson André na décima, o catarinense Willian Cardoso na 11.a, o paulista Thiago Camarão na 13.a e o carioca Raoni Monteiro, que inicia a defesa do seu título de campeão da World Cup of Surfing na 14.a das dezesseis baterias da terceira fase