Começou neste domingo o Quiksilver ISA China Cup em Riyue Baby, com mais um dia de vento terral e ondas em torno de 1 metro.
Clique aqui para ver o vídeo
A prova é disputada por oito equipes, com a Austrália em primeiro, França em segundo e o Brasil em terceiro lugar depois do primeiro dia de provas.
Na praia, centenas de chineses de Hainan e cidades vizinhas, vieram para testemunhar o maior evento de surf realizado na história deste país.
Entre os espectadores, destaque para a presença de Ele Jintao, dirigente político e Jian Wang, um dos empresários mais bem sucedidos na China.
No lado competitivo, o destaque do dia foi o australiano Heath Joske, que teve uma bateria dura contra Cristobal de Col (Peru), Marcelo Rodríguez (Argentina) e Taylor Clark (Estados Unidos). Ele teve a melhor somatória, 16,70, e maior nota até agora: 9,07.
Outro destaque foi o norte-americano Chris Ward, ex-top do World Tour, que somou 15,40 e uma nota high score, 8,23.
“As condições são excelentes e o mar melhora com a subida da. Esta é uma onda para você realizar várias manobras. Na verdade, é uma onda muito boa para competição e a coisa boa é que o mar se torna cada vez mais consistente”, disse Ward.
A surpresa do dia foi a desclassificação do argentino Santiango Muniz, irmão do catarinense Alejo Muniz, atual campeão do ISA World Surfing Games. Muniz perdeu para os australianos Dion Atkinson e Nick Muscrotf.
Os brasileiros tiveram um bom desempenho no primeiro dia de provas. Wiggolly Dantas e Messias Felix passaram sem problemas por suas baterias e estão nas quartas-de-final, bem como Diana Cristina no Feminino.
Bruno Galini e Bruna Schmitz disputam a repescagem nesta segunda-feira, enquanto Tomas Hermes está eliminado.
Parcial por equipes
1 Austrália
1 França
3 Brasil
4 Peru
5 EUA
6 África do Sul
7 Argentina
8 Venezuela