World Star Tour

Miguel Tudela vence em casa

0

Peruano Miguel Tudela vence etapa de nível 1 estrela do World Star Tour. Foto: Susu Nasser / Surf Peru.

Os peruanos fizeram a festa em casa e dominaram o pódio do Powerade Pro, etapa do World Star Tour de nível 1 estrela e encerrada no último sábado em San Bartolo, Peru.

Miguel Tudela venceu a final contra Matias Mulanovich por meio ponto para faturar o prêmio de US$ 4 mil. As semifinais já foram 100% peruanas, com Sebastián Alarcon e Martin Jeri Jager dividindo o terceiro lugar.

Com o resultado, Miguel Tudela larga na frente do ranking sul-americano profissional com 250 pontos.

O sábado decisivo do Powerade Pro foi de sol forte, muito calor, praia lotada, mas de ondas pequenas de meio metro. As melhores entraram no início do dia e na primeira bateria, ainda pela terceira fase da competição, o venezuelano Francisco Bellorín fez o maior placar do campeonato, 16.10 pontos, com o 8.25 da sua maior nota.

Depois, o recordista disputou a melhor bateria do último dia, na abertura das quartas-de-final contra Matias Mulanovich, que venceu por 15.65 a 14.50 pontos.

Já os cinco brasileiros que classificaram-se na sexta-feira, foram barrados pelos peruanos logo em suas primeiras apresentações no sábado de mar difícil em San Bartolo. O único não-peruano que passou desta terceira fase foi o venezuelano Francisco Bellorín. O Brasil só teve destaque mesmo antes de iniciar a competição, pela participação das duas integrantes da elite mundial feminina, a cearense Silvana Lima e a catarinense Jacqueline Silva.

As duas viajaram para treinar nas ondas do Peru e decidiram disputar o evento. A cearense Silvana Lima operou os dois joelhos no ano passado e só voltou a surfar recentemente, assim como Jacqueline Silva. A catarinense não competia desde o grave acidente de carro sofrido em abril, durante a segunda etapa do ASP Women´s Tour em Bells Beach, na Austrália.

Longboard no Peru Depois de abrir o calendário do ASP South America Surf Series masculino, o Peru agora vai promover a primeira etapa do Circuito Mundial de Longboard de 2012 em Trujillo nesta semana, dias 26 a 28. O Huanchaco Longboard Pro Peru tem nível máximo 6 estrelas e vale o título sul-americano da temporada.

O peruano Piccolo Clemente foi o campeão sul-americano de 2011 com a vitória em Huanchaco, na final com o brasileiro Danilo Rodrigo. Os dois se classificaram para representar a América do Sul no ASP World Longboard Tour 2012, circuito que decide o título mundial da modalidade.

Fernando de Noronha Depois de duas semanas no Peru, o próximo evento da ASP South America é o tradicional Hang Loose Pro Contest em Fernando de Noronha (PE), nos dias 7 a 12 de fevereiro. As inscrições já estão esgotadas para o campeonato que vai completar 26 anos de história. Estreou em 1986 em Florianópolis (SC) e desde o ano 2000 é disputado nos tubos da Cacimba do Padre.

A primeira etapa do ASP World Prime 2012 distribuirá US$ 250 mil para os 96 participantes e o campeão ganha 6.500 pontos para o ranking mundial unificado da ASP e no sul-americano da ASP South America.

Apesar da presença de estrelas internacionais como os irmãos Hobgood, C. J. e Damien, a nova geração brasileira é a grande atração deste ano. O catarinense Alejo Muniz vai defender o título conquistado em 2011 e o também jovem paulista Gabriel Medina é o cabeça-de-chave número 1 do campeonato mais antigo da América Latina.

Resultado do Powerade Pro 2012

1 Miguel Tudela (Per)
2 Matias Mulanovich (Per)
3 Martin Jeri Jager (Per)
3 Sebastián Alarcon (Per)
5 Francisco Bellorin (Ven)
5 Gonzalo Velasco (Per)
5 Sebastián Correa (Per)
5 Javier Swayne (Per)
9 Nicolás Nugent (Per)
9 Gianni Porcari (Per)
9 Ernesto Nunes (Bra)
9 Cainã Barletta (Bra)
13 Yan Guimarães (Bra)
13 Sebastián Rios (Per)
13 Rudá Carvalho (Bra)
13 Saul Senna (Bra)