No mundo do surf, o shaper é considerado por muitos um artista, um escultor que dá forma aos blocos de poliuretano. No entanto, esta coluna propõe-se a tratar de outro aspecto, o estético, que tem me fascinado ultimamente. É uma surpresa cada vez que vejo os trabalhos deste shaper e artista.
Clique aqui para ver as fotos
Henrique Ogro Perrone nasceu em 1981 e sempre foi incentivado pelos pais no âmbito das artes. Morou na Austrália, onde aproximou-se das origens e da história do esporte. Ele, que surfava desde os 13 anos, começou a pegar onda com pranchas antigas na terra dos cangurus.
Já surfou em vários points clássicos do mundo como Fiji e Indonésia. Fez marcenaria na universidade Senac e curso de shape com Henry Lelot.
Um dia destes, caminhando por Ipanema, fui surpreendida ao passar por uma banca e ver na capa da revista de Joyce Pascovitch com uma prancha do projeto Crocco + Ogro, um belíssimo trabalho do shaper em parceria com a Crocco Studio.
O projeto consiste em 12 pranchas de tiragem limitada, com desenhos exclusivos baseados nos grafismos indígenas, e nos veios das madeiras que a equipe do Studio Crocco desenvolveu para os shapes de Ogro.
De incrível bom gosto. Com poucas cores, predominando o preto e a cor da madeira. O lançamento aconteceu em julho do ano passado em Porto Alegre, já rodou vários lugares como Casa Brasil, Complex e foi até a França. Em Hossegor, expôs na Federation Fraçaise Surf durante o World Tour de 2011.
Agora em janeiro, as pranchas estiveram em Punta Del Leste. Em 2012 faz parte do acervo permanente do MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) e um de seus pontos de venda é a loja do Museu Iberê Camargo. Como se não bastasse tudo isso, a série possui dois selos de excelência em design: o Design Excellence Brasil 2012 e o IF Design Award 2012.
Gostaria de fazer uma ressalva, Heloísa Crocco, artista que lidera a equipe do Studio Crocco é uma mulher de incrível visão. Formada em desenho em 1970, possui um extenso currículo. Tenho grande admiração por seu trabalho e um especial agradecimento por ela ter participado da coletiva Porto em Prancha e por ter doado sua peça para o projeto.
Também tive a alegria da participação de uma prancha-arte de Ogro nas exposições da Porto em Prancha – Um Manifesto em Amor e Respeito ao Surf, que rolou em vários locais na capital gaúcha como o Memorial do Rio Grande do Sul.
Ogro também cedeu um belíssimo model diamond para o fotógrafo de surf Caio Guedes realizar seu trabalho para a mesma exposição. A obra de Caio também participou da Rio em Prancha em 2011 no stand de Arte e Cultura do mundial de Surf na Barra da Tijuca.
Agora por último vejo as pranchas de Ogro até no Fashion Rio! Modelos feitos exclusivamente para o desfile do prestigiado estilista Alexandre Hercovitch. Arte, Moda, Surf, uma onda de cultura! Quer mais?