Conterrâneos, Paulo Moura e Bernardo Pigmeu ganharam a batalha pelas últimas vagas no Hang Loose Pro Contest 2012 em Fernando de Noronha (PE).
A bateria final da triagem rolou neste domingo e os pernambucanos superaram Jadson André e Danilo Costa em ondas pequenas na Cacimba do Padre.
Com o resultado, completa-se o quadro dos 96 participantes da primeira etapa do ASP World Prime da temporada. O evento acontece entre esta terça-feira e o próximo domingo nos tubos da Cacimba, distribui US$ 250 mil e 6.500 pontos no ranking do circuito mundial.
A triagem reuniu 38 surfistas que não estavam entre os 88 inscritos pelo ranking mundial e nem entre os seis convidados escolhidos pelos organizadores. A exceção foi Jadson André.
Top do WT, seria um dos principais cabeças de chave do Hang Loose Pro Contest. No entanto, sua inscrição não foi feita dentro do prazo e o potiguar decidiu disputar a triagem
Treze vagas da triagem foram reservadas para os locais. O melhor foi Dudu Souza, barrado com o niteroiense Guilherme Herdy por Danilo Costa e Paulo Moura na semifinal. Na outra, Bernardo Pigmeu e Jadson André superaram Gabriel Farias e Alan Jhones.
Na final, Paulo Moura achou as melhores ondas nas difíceis condições do mar, arrancou 9.17 pontos dos juízes e ganhou a bateria com exatos 16 pontos. Bernardo Pigmeu conquistou a segunda vaga com 11.67 pontos. Jadson André e Danilo Costa cravaram 9.40 pontos.
Triagem de peso A triagem contou com ex-tops da elite mundial, como Paulo Moura, Guilherme Herdy, Danilo Costa, Bernardo Pigmeu e até campeões do Hang Loose Pro Contest, como os niteroienses Bruno Santos (2009) e o próprio Herdy, vencedor da primeira edição do evento na ilha em 2000. Dessa lista, só Bruno Santos não passou para as semifinais que abriram o domingo decisivo da triagem.
Com a classificação de Paulo Moura e Bernardo Pigmeu, sobe para seis o número de pernambucanos entre os 96 participantes que serão divididos nas 24 baterias da primeira fase. Depois de uma semana de ondas pequenas na Cacimba do Padre, a expectativa é que as condições melhorem com a entrada da lua cheia.
Locais Dois surfistas locais participam como convidados dos organizadores. Caia Souza foi escolhido pela Hang Loose, junto com Fábio Gouveia e seu filho Ian. A ASP South America indicou Patrick Tamberg, além do paulista Renato Galvão e do pernambucano Alan Donato, que entraram pelo critério técnico de posicionamento no ranking mundial. Eles estréiam contra os principais cabeças de chave.
Destaques O número um é Gabriel Medina. O número dois era o catarinense Alejo Muniz, que decidiu abandonar a defesa do caneco em função de um tratamento no tornozelo. Entre as atrações internacionais, os irmãos C. J. e Damien Hobgood comandam o maior pelotão estrangeiro, formado pelos 14 inscritos dos Estados Unidos.
No total, 16 países estarão representados na edição comemorativa do 26o aniversário do campeonato de surf mais tradicional da América Latina. A estréia foi em 1986 em Florianópolis (SC), depois passou pelo Guarujá (SP), Ipojuca (PE), São Sebastião (SP), Cabo de Santo Agostinho (PE), até chegar em Fernando de Noronha em 2000.
Nos doze eventos na Ilha, foram oito vitórias verde-amarelas contra quatro de surfistas de outras nações. Na história do evento, a vantagem também é do Brasil (15 a 13).
O Hang Loose Pro Contest é homologado pela ASP South America. Patrocínio: Hang Loose em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur – Secretaria de Turismo, da Administração de Fernando de Noronha e do Projeto Tamar. Co-patrocínio: lojas Overboard, Bleat, Hot Water, Central Surf, Sthill, WQSurf, Tent Beach, Star Surf, Supertubes, K&K, Cut Wave e Red Beach. O evento conta com apoio da Federação Pernambucana de Surf, Associação Nordestina de Surf (ANS), Amazoo Açaí e da Revista Fluir e site Waves.