A baixa qualidade da transmissão ao vivo do Hang Loose Pro Contest 2012 tem sido alvo de críticas pelos internautas nas redes sociais e no fórum do Waves.
A reportagem do Waves conversou nesta quinta-feira com João Paulo Teixeira, gerente de transmissão do campeonato na Cacimba do Padre, Fernando de Noronha (PE).
Conhecido como JP, ele é o responsável por toda a estrutura do link ao vivo e esclareceu alguns pontos de como funciona a transmissão ao vivo do evento no arquipélago.
Qual é a maior dificuldade de transmitir o evento aqui de Noronha?
A maior dificuldade está sendo a internet. A gente encontra uma grande dificuldade por ser uma ilha, a cerca de 400 quilômetros do continente. Então a internet chega em uma qualidade muito fraca.
Tem ainda o problema da forte maresia, que deteriora todos os equipamentos do link local. Mas o principal problema para a gente botar uma melhor qualidade na transmissão tem sido o link da internet, além de outros fatores, mas esse é o grande problema.
Quem é o responsável pelo link?
É um problema de instalação física das empresas fornecedoras aqui da ilha. São eles que precisam melhorar, tem que partir deles. Isso é pedido há mais de quatro anos e há mais de quatro anos eles não resolvem esse problema. Essa não é a primeira vez que eu venho para Noronha fazer este evento, já fazem quatro anos e sempre é o mesmo problema.
É possível melhorar a qualidade ainda neste ano?
Para este ano não.
Existe uma solução a curto prazo?
Uma das soluções que a gente busca para o ano que vem, para trazer a transmissão em HD, é uma solução nova de antena diretamente ligada ao satélite para buscar um link de internet excelente, já para 2013.