A décima terceira edição do Rip Curl Grom Search acontece neste final de semana na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).
Destaques das edições anteriores, Jessé Mendes, Sidney Guimarães e Wiggolly Dantas agora torcem pelos irmãos mais novos na disputa.
Os paulistas Vitor Mendes, Léo Guimarães e Wesley Dantas, defendem o nome das famílias na briga pelo título da Mirim.
Já Samuel Pupo, irmão do Miguel, atual integrante do World Tour e filho do ex-integrante da elite mundial Wagner, traz seu DNA de competidor para representar a família na categoria Iniciante.
“O mais importante é que todos se destacam mesmo pelo surf. Têm a vantagem dos irmãos para aprender, mas são bons nas ondas e o evento promete ter alto nível técnico”, afirma Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.
Além deles, outro atleta com que tem o impresso em seu DNA as competições é o carioca Dávio Figueiredo, filho de Dadá Figueiredo, ícone do surf brasileiro na década de 80.
Nomes como os catarinenses Luan Wood, Lucas Silveira, além do paulista Herbert Moreno, devem apimentar a luta pelo título. Além da Mirim e Iniciante, o evento conta com as categorias Grommets e Feminina.
Os campeões do circuito nas categorias Mirim e Feminino representarão o Brasil na final internacional, na Austrália. Além disso, ganham um intercâmbio cultural, oferecido pela Study Way, em casa de família na Austrália.
Os vencedores de cada categoria nas duas etapas do circuito faturam um curso de idiomas completo da escola Wizard.
A organização também se preocupou com o meio ambiente. A gestão ambiental do evento será realizada pela ONG Jardins de Itaúna. Ela fará o controle da montagem e desmontagem do palanque, cataloga todo material usado no processo e certifica-se de que não restem vestígios de plástico, lonas ou outro material usado na competição.
“Outra ação muito bacana que conseguimos viabilizar para reduzir o impacto ambiental do circuito é a parceria com a Cooperativa Recanto Renascer, do Guarujá (SP), que aproveita as lonas dos palanques dos eventos anteriores para criar produtos reutilizáveis como capas de prancha, sacolas retornáveis, além de bolsas de praia. Toda a renda é revertida para instituições que lutam contra a dependência química”, acrescenta Fernando Gonzalez.
O evento ainda traz algumas atrações como gincanas com foco ambiental, distribuição de mudas nativas, sacolas biodegradáveis e distribuição de brindes.
“Durante a transmissão ao vivo no sábado e domingo serão sorteados diversos kits com camiseta, boné, adesivo e pôster do Rip Curl Grom Search aos fãs da marca no Facebook e para quem estiver acompanhando o evento ao vivo”, alerta Gonzalez.
O evento é transmitido ao vivo pelo site da Rip Curl.
O circuito Rip Curl Grom Search 2012 é realizado pela Rip Curl. Patrocínio: 900 Graus e Overboard. Apoio: Wizard, Study Way, Jandaia, Skygraf, Associações de Surf de Saquarema (ASS), Associação de Surf do Guarujá (ASG) e das prefeituras de Saquarema e do Guarujá. Supervisão: Federação Paulista de Surf (FPS) e da Federação de Surf do Rio de Janeiro (Feserj). Cobertura: Fluir e Waves.