Com o mar grande, digno da fama da praia de Itaúna, Saquarema (RJ), as finais da etapa inicial do Rip Curl Grom Search foram realizadas em excelentes condições neste domingo (11/03).
Clique aqui para ver as fotos
Foram quatro categorias em disputa e todas marcadas por disputas eletrizantes.
Um dos grandes destaques foi o paulista de Ubatuba, Wesley Dantas, irmão caçula de dois nomes de ponta do surf brasileiro, Suelen Naraisa e Wiggoly Dantas, foi o dono da melhor atuação do final de semana, com uma onda praticamente perfeita, valendo 9,9 pontos, e a vitória na Iniciante (sub 14). Já entre a Mirim e a Feminina, (sub 16), vitórias do carioca radicado em Santa Catarina, Lucas Silveira, e de Kayane Reis, local de Saquarema, respectivamente.
Na Grommet (sub 12), Samuel Pupo, filho do experiente Wagner Pupo e irmão do top do WT, Miguel Pupo, confirmou o DNA da família e voltou a vencer no circuito.
Por pouco, a festa do clã dos Pupos não foi completa, com Dominik ficando em terceiro na Feminina. Outro destaque foi João Vitor, atleta local, que chegou a duas finais – Grommet e Iniciante. Além das disputas individuais, houve o Tag Team 900 Graus, com vitória da equipe de Santa Catarina, auxiliada pelo ex-top da elite mundial, Guilherme Herdy, que acompanhou seu sobrinho e afilhado, Mateus Herdy, terceiro colocado na Grommet.
Com o slogan “muito mais do que um campeonato do surf”, o evento também foi marcado por diversas ações na areia, de cunho sócio-ambiental. “Tivemos uma parceria muito boa com a ONG Jardins e Itaúna, com diversas gincanas ecológicas, educativas. Também houve o plantio de 25 mudas de pitanga atrás do palanque na área de mata jundu, e a arrecadação de alimentos nas inscrições para doação”, afirmou Fernando Gonzalez, do marketing da Rip Curl no Brasil.
“Nosso objetivo também é motivar a confraternização, o espírito de camaradagem entre todos. Para a molecada, tivemos a corrida E-Bomb, muito divertida sempre, e a personalização de camisetas com tinta especial. O evento foi um sucesso e o mar ajudou, subindo até atingir 1,5 metros nas finais. Temos de agradecer à Prefeitura, Feserj e Associação de Surf de Saquarema pelo apoio e agora é aguardar a etapa final, em Guarujá, para um novo show de surf”, acrescentou.
No domingo, o mar amanheceu com ondas pequenas, de meio metro, mas durante o evento foi subindo, para atingir 1,5 metros. O sol forte atraiu um grande público. Na Grommet, Samuel Pupo levou a melhor, somando 14,10 pontos, contra 11,15 de João Vitor (RJ), 9,15 de Mateus Herdy (SC) e 6,45 de Eduardo Motta (SP).
“Quero agradecer muito ao meu pai, que me ajudou aqui e ao meu irmão, que sempre está comigo nos treinos quando pode”, vibrou Samuel.
Na Iniciante, Wesley Dantas garantiu a vitória em grande estilo. Logo na segunda onda garantiu 9,9 pontos, sendo que dois dos quatro juizes deram 10. Na quarta, onda quebrou a prancha ao meio e mesmo assim manteve o resultado.
“Meu irmão sempre falou: se você não pegar a onda grande, nunca vai ganhar e foi por isso que fiz. Peguei aquela onda e rasguei todinha, mas a onda ia ser boa e botei para baixo, mas aí quebrou a prancha. É isso aí. Foi o melhor campeonato que já disputei”, disse Wesley, que somou 12,15, contra 7,35 de Renan Pulga (SP), 5,0 de Leonardo Guimarães (SP) e 1,5 de João Vitor (RJ).
Entre as meninas, a vencedora Kayane Reis contou com uma ajuda especial, os treinos com o bicampeão brasileiro Léo Neves.
“Estou muito feliz de ganhar um campeonato como esse. Quero agradecer a ajuda do Léo Neves, que me treinou toda a semana e pagou a minha inscrição. Com certeza, vou tentar essa ida para a Austrália”, destacou a surfista, que venceu com 12,90, contra 7,35 de Karol Ribeiro (RJ), 5,70 de Dominik Pupo (SP) e 1,85 de Letícia Freitas (SP).
Na Mirim, Lucas Silveira garantiu sua primeira vitória no Circuito Rip Curl. Ele garantiu uma nota 8, que fez a diferença na final. Faltando cinco minutos para o final precisava de 3,10 e em sua última onda fez 6,75.
“Participo do Rip Curl Grom Search desde os nove anos e hoje, com 15 anos, ganhei pela primeira vez. Sempre batia na trave e estou feliz de vencer em Saquarema, com certeza uma das melhores ondas do mundo”, comemorou.
“Quero agradecer aos meus patrocinadores, a toda torcida de Saquarema e dar os parabéns para a Rip Curl por esse grande evento”, complementou Lucas, que marcou 14,75 em primeiro lugar, para deixar em segundo Gabriel André (SP), com 11,65, Elivelton Santos (PB), com 11,25, e Marcos Correia (SP), com 10,35.
O Rip Curl Grom Search 2012 terá duas etapas, com a final nos dias 24 e 25 deste mês no Guarujá. Os campeões da Mirim e da Feminina representam o Brasil na grande final internacional, na Austrália. Os dois atletas ganham passagens aéreas de ida e volta, além de intercâmbio cultural, oferecido pela Study Way, em casa de família na Austrália.
Outro benefício é a bolsa de estudos completa (inglês, espanhol, francês, japonês, italiano, alemão ou chinês), parceria com a Wizard, aos vencedores de cada categoria nas duas etapas do Circuito.
Clique aqui para saber mais sobre o Rip Curl Grom Search. O circuito Rip Curl Grom Search 2012 é realizado pela Rip Curl, com os patrocínios das lojas 900 Graus e Overboard, apoios da Wizard, Study Way, Jandaia, Skygraf e das prefeituras de Saquarema e de Guarujá. Supervisão da Federação Paulista de Surf (FPS) e da Federação de Surf do Rio de Janeiro (Feserj), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Cobertura da Revista Fluir e do portal Waves. Apoio local das Associações de Surf de Saquarema (ASS) e de Guarujá (ASG).
Resultados da primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2012
Mirim
1 Lucas Silveira (RJ)
2 Gabriel André (SP)
3 Elivelton Santos (PB)
4 Marcos Correira (SP)
Feminino
1 Kayane Reis (RJ)
2 Karol Ribeiro (RJ)
3 Dominik Pupo (SP)
4 Letícia Freitas (SP)
Iniciante
1 Wesley Dantas (SP)
2 Renan Pulga (SP)
3 Leonardo Guimarães (SP)
4 João Vitor (RJ)
Grommet
1 Samuel Pupo (SP)
2 João Vitor (RJ)
3 Mateus Herdy (SC)
4 Eduardo Motta (SP)
Tag Team 900 Graus
1 Santa Catarina
2 Rio de Janeiro
3 São Paulo
4 Outros estados