O Oakley Pro Junior 2012 define o campeão brasileiro Sub 20 entre os dias 17 e 22 de abril nas direitas do Campeche, Florianópolis (SC).
O evento reúne alguns dos melhores surfistas do Brasil na única etapa da categoria homologada pela Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).
Atual campeão mundial Pro Junior da ASP (Association of Surfing Professionals), o paulista Caio Ibelli e o capixaba Krystian Kymerson são atrações do evento. Os dois tentam o segundo título do evento em Florianópolis.
Ibelli chegou perto do segundo título no ano passado, mas foi barrado nas semifinais e viu Kymerson conquistar o troféu de campeão brasileiro ao derrotar o catarinense Cauê Wood na decisão.
O Campeche é uma extensão da famosa praia da Joaquina e é um dos lugares mais belos do Sul de Florianópolis. Bastante frequentada pelos juvens catarinenses, o pico proporciona altas direitas quando entram as predominantes ondulações de Sul.
“É um campeonato de nível muito forte, que reúne a elite do surf brasileiro até 20 anos. O formato da competição também é bem interessante, dinâmico e todo atleta tem o sonho de disputar um campeonato com formato do WT (World Tour) como o Oakley Pro Junior. É um dos eventos que mais gosto de competir, ainda mais sendo em uma das melhores direitas do Brasil”, destaca Caio Ibelli, que no início do ano conquistou o título mundial Pro Junior da ASP na Austrália.
A Oakley realiza este evento desde 2004, mas passou a decidir o campeão brasileiro em 2008. Antes, era um campeonato especial para convidados pela marca com o nome Oakley Junior Challenge, sempre móvel pelas principais praias da cidade onde acontecia.
O primeiro vencedor foi o hoje consagrado Adriano de Souza na capital do Rio de Janeiro. Em 2005, o paulista Hizunomê Bettero ganhou o campeonato que começou na praia da Joaquina e terminou na Vila, Imbituba (SC), a 80 quilômtros de onde começou a competição.
Em 2006, o agora também top da elite mundial do ASP World Tour, Jadson André, levou o título para o Rio Grande do Norte ao vencer em Ubatuba (SP). Em 2007, o cearense Pablo Paulino, único brasileiro bicampeão mundial Pro Junior da ASP, faturou o último Oakley Junior Challenge da história.
No ano seguinte, o evento foi homologado pela Abrasp e passou a decidir o título brasileiro Pro Junior da temporada, com o paulista Thiago Camarão sendo o primeiro campeão na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
Em 2009, a competição voltou para Santa Catarina, onde permanece até hoje. O catarinense Alejo Muniz fez as honras da casa para faturar o título brasileiro em uma final histórica com o potiguar Jadson André no pico dos Molhes, Atalaia, Itajaí (SC).
Em 2010 e 2011, o Oakley Pro Junior definiu o campeão nas direitas do Campeche, com Caio Ibelli e Krystian Kymerson no topo do pódio.
O Oakley Pro Junior 2012 tem patrocínio da Oakley. Co-patrocínio: Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Skullcandy. Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes e Power Balance. Divulgação: Fluir e Waves. Homologação: Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e Confederação Brasileira de Surf (CBS). Realização: Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) e Associação de Surf do Campeche (ASC).
Galeria dos campeões brasileiros Pro Junior da Abrasp
2011 Krystian Kymerson (ES) na praia do Campeche, Florianópolis (SC)
2010 Caio Ibelli (SP) nas praias da Joaquina e Campeche, Florianópolis (SC)
2009 Alejo Muniz (SC) na praia do Atalaia, Itajaí (SC)
2008 Thiago Camarão (SP) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
Galeria dos campeões do Oakley Pro Junior no Brasil
2011 Krystian Kymerson (ES) na praia do Campeche, Florianópolis (SC)
2010 Caio Ibelli (SP) nas praias da Joaquina e do Campeche, Florianópolis (SC)
2009 Alejo Muniz (SC) na praia do Atalaia, Itajaí (SC)
2008 Thiago Camarão (SP) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
2007 Pablo Paulino (CE) nas praias de Itaúna e Vila, Saquarema (RJ)
2006 Jadson André (RN) na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
2005 Hizunomê Bettero (SP) e Taís de Almeida (RJ) nas praias da Joaquina, Matadeiro e Vila, Imbituba (SC)
2004 Adriano de Souza (SP), evento móvel no Rio de Janeiro (RJ)