Commonwealth Classic

A primeira vez de Courtney

0

Courtney Conlogue vence Commonwealth Classic em Dee Why, Austrália. Foto: © ASP / Robertson.

Duas surfistas que nunca haviam feito uma final no ASP Women´s Tour decidiram o título do Commonwealth Bank Beachley Classic neste sábado em Sydney, na Austrália.

 

A norte-americana Courtney Conlogue, 19 anos, derrotou a estreante na divisão de elite este ano, Malia Manuel, 18, do Hawaii, para faturar o maior prêmio da temporada feminina, US$ 30 mil.

 

Com os 10.000 pontos recebidos pela vitória, saltou do oitavo para o quarto lugar no ranking das quatro etapas disputadas na Oceania.

 

Agora, todas as atenções ficam para o Billabong Rio Pro, a etapa brasileira do World Tour que acontece entre os dias 9 e 20 de maio no Rio de Janeiro.

Malia Manuel fica com o vice em Sydney. Foto: © ASP / Robertson.

 

Para chegarem em sua primeira final no ASP Tour, elas despacharam as líderes na corrida pelo título mundial da temporada no último dia do campeonato promovido pela heptacampeã mundial Layne Beachley.

 

Conlogue já havia eliminado a atual campeã mundial Carissa Moore (Haw) por 5 centésimos de diferença na sexta-feira.

 

No sábado, derrotou a vice-líder Sally Fitzgibbons nas quartas-de-final e a também australiana Rebecca Woods nas semifinais.

 

Em sua primeira vitória na elite, Courtney embolsa US$ 30 mil. Foto: © ASP / Robertson.

Na decisão do título, surfou a melhor onda da bateria – nota 7,67 – para festejar sua primeira vitória na divisão de elite por 13,17 x 11,56 pontos.

“Estou sem palavras agora!”, disse Courtney Conlogue. “São dois anos que estou no ASP Women´s Tour e sempre perdendo nas quartas-de-final. Então hoje (sábado), depois de passar essa barreira eu ganhei confiança para ganhar o campeonato. A Malia (Manuel) estava surfando bem na grande final, mesmo com as ondas difíceis de hoje. Eu não sei o que dizer, só que estou realmente feliz por ter vencido este evento. Eu amo a Steph (Gilmore) e a Sally (Fitzgibbons) e elas me carregando nos ombros pela praia foi absolutamente incrível”.

Foi a havaiana Malia Manuel que barrou a líder do ranking e tetracampeã mundial Stephanie Gilmore em seu primeiro desafio no sábado decisivo do Beachley Classic.

 

Depois, passou por outra australiana, Tyler Wright, nas semifinais. Ela chegou a liderar a bateria final, até Conlogue conseguir a nota 7,67 que acabou definindo a vitória da norte-americana.

 

Com os 8.000 pontos do vice-campeonato, Manuel agora divide a sexta posição no ranking com a australiana Laura Enever, sendo a melhor estreante da temporada na classificação geral.

“Estou realmente aliviada por conseguir um bom resultado aqui em Dee Why Beach”, disse Malia Manuel. “Foi bom subir no ranking e isso também aumenta a confiança para os três últimos eventos do ano. Estou muito feliz em fazer uma final no meu ano de estreia na elite. Espero conseguir vencer a batalha pelo ASP Rookie Of The Year (melhor estreante do ano), apesar de que a diferença é bem pequena entre mim e a Lakey (Peterson)”.

O Beachley Classic foi realizado em condições excelentes de ondas, com Dee Why Beach bombando séries perfeitas de até 2 metros nos melhores dias.

 

No sábado, o mar baixou um pouco, mas ainda apresentando boas ondas para o último dia da quarta das sete etapas do ASP Women´s Tour 2012 em Sydney. As duas representantes da América do Sul acabaram se encontrando na primeira repescagem do campeonato e só uma poderia avançar.

A peruana Sofia Mulanovich, campeã mundial de 2004, derrotou a brasileira Jacqueline Silva, que ainda não conseguiu passar nenhuma bateria esse ano.

 

Na primeira etapa, a catarinense foi barrada pela australiana Laura Enever e nas outras duas pela vice-campeã em Sydney, Malia Manuel. Além de Jacqueline, só a francesa Pauline Ado também passou em branco na Oceania e ambas vão buscar suas primeiras vitórias no Billabong Rio Pro.

Na etapa brasileira do WT no Rio de Janeiro, o Brasil terá o reforço da atual campeã brasileira Diana Cristina. A índia Tininha da Tribo Potiguara da Baía da Traição, na Paraíba, vai competir como convidada da organização do evento.

 

Já a cearense Silvana Lima continua em tratamento da operação no joelho e não vai participar do evento promovido pelo seu patrocinador, a Billabong, nos dias 9 a 20 de maio na capital carioca.


Resultado do Commonwealth Bank Beachley Classic 2012

1 Courtney Conlogue (EUA)
2 Malia Manuel (Haw)
3 Tyler Wright (Aus)
3 Rebecca Woods (Aus)
5 Laura Enever (Aus)
5 Stephanie Gilmore (Aus)
5 Coco Ho (Haw)
5 Sally Fitzgibbons (Aus)
17 Jacqueline Silva (Bra)

 

TOP-10 do ASP Womens Tour depois de 4 etapas

 
1 Stephanie Gilmore (Aus) – 33.200 pontos
2 Sally Fitzgibbons (Aus) – 26.900
3 Tyler Wright (Aus) – 24.700
4 Courtney Conlogue (EUA) – 24.400
5 Carissa Moore (Haw) – 23.700
6 Laura Enever (Aus) – 22.400
6 Malia Manuel (Haw) – 22.400
8 Lakey Peterson (EUA) – 19.700
9 Paige Hareb (Nzl) – 16.250
10 Sofia Mulanovich (Per) – 16.000
14 Silvana Lima (Bra) – 10.450
17 Jacqueline Silva (Bra) – 7.000