O paraense Rogério Barros conquistou o título do 12º Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca, realizado entre os dias 19 e 24 de abril nas ondas de maré do Rio Araguari, Cutias do Araguari (AP).
Depois de seis anos sem competições oficiais, o Amapá voltou a receber grandes nomes do surf brasileiro no maior evento do surf profissional da região Amazônica.
Especialista em pororocas, Rogério Barros, o Pingo, enfrentou na final o experiente cearense Adilton Mariano. Os dois entraram no mar dispostos a conquistar a vitória.
Mas o troféu ficou nas mãos do paraense, que aproveitou sua onda sozinho e deu um verdadeiro show de surf.
O evento começou com uma cerimônia abertura no Palácio do Setentrião, sede do Governo do Estado de Amapá.
Logo depois da cerimônia, atletas, comissão técnica e imprensa embarcaram no navio do comandante Luiz Afonso e partiram para a caça das pororocas no Rio Araguari.
Depois de navegar por mais de 24 horas, chegaram ao local onde o navio fica durante todo o evento. Foi realizado um congresso técnico para definir as estratégias de ataque, resgate e segurança.
No dia seguinte acertamos um free surf com uma simulação de tudo o que aconteceria durante a competição. Assim, qualquer dúvida seria esclarecida e alguma eventual deficiência na logística, corrigida.
A comissão técnica analisou as melhores bancadas e os atletas que nunca haviam surfado a pororoca se familiarizaram com o fenômeno.
Pontualmente às 8:45 horas a pororoca estava no horizonte. Como sempre, ela devastava as margens e arrancava árvores.
Segundo Adilton Mariano, o segredo de surfar a pororoca está em harmonizar-se com a natureza.
“Surfar a pororoca é uma experiência única, mágica e fantástica. Estou muito feliz por ter surfado essa onda com alguns dos meus melhores amigos e ter tido a oportunidade de participar desse evento”, declara Adilton Mariano.
Resultado do 12° Campeonato Brasileiro de Surf na Pororoca
1 Rogério Barros (PA)
2 Adilton Mariano (CE)
3 Ícaro Lopes (CE)
3 Dennis Tihara (BA)
5 Álvaro Bacana (MA)
5 Stanley Gomes (AP)
5 Bino Lopes (BA)
5 Rodrigo Dornelles (RS)