Cheguei às ilhas Mentawai para mais uma temporada aqui na Indonésia. Foi a minha primeira trip deste ano a bordo do Aileoita 1.
De cara lembrei que realmente o meu colega Sebastian Imizcoz tinha razão. O cheiro de Gudang Garam na chegada em Jakarta era algo que nunca imaginei que sentiria saudades. É demais dar aquela “cafungada” na fumacinha!
Enfim, não mudaram muitas coisas por aqui. Altas ondas como sempre, Padang continua crescendo bastante, com novos hotéis como o antigo Ambacang, que foi reconstruído e está operante e o velho Macaronis Resort com a regra de apenas dois barcos por lá.
No início da trip havia uma previsão de um swell de Sudoeste quase sem vento. As ondas estavam pequenas, com cerca de 1,5 metros, mas lisas e perfeitas para os primeiros dias da viagem.
Monitoramos um swell de Sul grande, que se aproximava para os últimos dias da barca. Partimos para o Norte com a intenção de surfar Rifles, uma das melhores direitas da Indonésia.
Chegamos pela manhã bem cedo e o mar já bombava, com previsão de crescer ainda mais durante o dia. Dito e feito! Perto de 2,5 metros sólidos, com alguns momentos cabulosos durante o dia e com surfistas saindo cortados da água.
À tarde ficou punk! Com apenas cinco surfistas na água e um vento meio estranho. Mas ele começou a parar até a última hora da tarde, quando finalmente deixou as ondas mais pesadas e perfeitas na bancada. Surfistas como Kadu Maia e Jordan Heuer pegaram ondas insanas.
Durante esta tarde também fiz um surf, com apenas três caras na água. Estava no pico na hora certa e remei para uma das maiores ondas do dia. Ela já veio quebrando “craquenta” antes de enroscar de vez na bancada. Desci e quando chegou a hora do tubo não tinha mais o que fazer, tive que botar pra dentro. A onda foi ficando deformada e eu ia passando um degrau atrás do outro, até que ela me jogou lá na frente.
Depois o comentário dos caras que vivem lá, era que tinha sido o maior tubo dos dez últimos anos em Rifles. Diz a lenda (risos)! E isso é só o começo da temporada.
Interessado em informações sobre o Aileoita 1, entrem em contato com a agência Surf Travel Co.