A última semana de abril marcou a abertura da temporada de ondas em Itacoatiara, Niterói (RJ). Potentes ondulações com mais de 2 metros atingiram a costa do estado e permaneceram com bom tamanho durante toda a semana.
As ressacas puxaram bastante areia, acertando o fundo em toda praia, o que garantirá boas ondas para os próximos dias.
O mar começou a reagir na tarde da segunda-feira. Terça, quarta e quinta permaneceu com ondas maiores de 2 metros. Uma diminuída na sexta e, com influência de Sudeste, subiu novamente no sábado, o que fez acordar o pico da Itapuca, que funcionou com ondas de meio a 1 metro na Pedra da Primeira.
Domingo o mar deu uma diminuída, mas o vento terral que soprou durante o dia fez quebrar altas ondas.
Mas foi na quarta-feira (25) que a ondulação chegou ao seu auge, com ondas de 2,5 metros e séries maiores. Enquanto alguns bodyboarders se arriscavam nas ondas do Shock, na hora que a maré começou a encher, a galera do surf aproveitou as melhores condições no canto esquerdo, próximo a pedra do Costão.
Os surfistas locais colocaram suas gunzeiras na água. Beg Rosemberg entrou com uma 8’3” e surfou uma das maiores do dia. Outros que se destacaram foram Gutemberg Goulart, Floriano Pinheiro e Duca Pantaleão.
Mas quem surfou a onda mais impressionante do dia foi o mestre dos tubos, Bruno Santos. Bruninho pegou uma com 2,5 metros sólidos, botou para dentro do canudo, e completou a onda que parecia ser impossível. O épico dia foi registrado pelo olhar de outro atleta, Pedro Todaro.
Novas ondulações de Sul e Sudoeste estão previstas para entrarem nas próximas semanas, e com o fundo de areia acertado em toda extensão da praia, a temporada de ondas foi definitivamente aberta em Itacoatiara.
Boas e grandes ondulações estão sendo aguardadas neste outono e inverno.